O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
Momento Político

Prefeito de Aparecida do Rio Doce defende gestão no azul, alerta para impacto da reforma tributária e antecipa apoio para 2026

Em entrevista ao Momento Político, do O HOJE, Edy Carlos (Bodão), prefeito de Aparecida do Rio Doce, detalha avanços na saúde, relação com o governo estadual e posicionamento político para 2026

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 25 de dezembro de 2025
Prefeito de Aparecida do Rio Doce defende gestão no azul, alerta para impacto da reforma tributária e antecipa apoio para 2026
"Eu vou na contramão dos outros prefeitos porque até hoje para mim não faltou recurso. Eu trabalho só no azul”, diz prefeito Edy Carlos (Bodão). Foto: Welder Borges/O HOJE

Bruno Goulart

Em seu segundo mandato à frente de Aparecida do Rio Doce, município do Sudoeste goiano com cerca de 2,5 mil habitantes e orçamento mensal em torno de R$ 3 milhões, o prefeito Edy Carlos, o Bodão (MDB), apresentou um balanço positivo da gestão, defendeu responsabilidade fiscal e fez projeções políticas para 2026. As declarações foram dadas em entrevista aos jornalistas Wilson Silvestre e Bruno Costa, no programa Momento Político, do O HOJE.

Logo no início da conversa, o prefeito chamou atenção ao divergir do discurso predominante entre gestores municipais sobre a crise fiscal enfrentada pelas prefeituras. Enquanto entidades como a Federação Goiana dos Municípios (FGM) e a Associação Goiana dos Municípios (AGM) alertam para dificuldades agravadas pela reforma tributária, Bodão afirmou que, até o momento, a realidade local é diferente. “Eu vou na contramão dos outros prefeitos, porque até hoje para mim não faltou recurso. Eu trabalho só no azul”, declarou, ao ressaltar que mantém as contas equilibradas.

No entanto, o prefeito ponderou que decisões recentes do Congresso Nacional podem trazer impactos severos no curto e médio prazo, especialmente para cidades pequenas. Segundo Bodão, a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil tende a reduzir repasses e comprometer receitas municipais. “Isso, para os municípios pequenos, vai ser um desastre”, alertou.

Na área da saúde, Bodão destacou avanços que considera históricos para Aparecida do Rio Doce. Ao assumir a prefeitura, há cerca de cinco anos, encontrou um hospital municipal em condições precárias. Desde então, o prefeito relata que a gestão investiu na reforma e ampliação da unidade e na reestruturação dos serviços. “Nós zeramos todas as cirurgias”, afirmou, ao citar procedimentos como hérnia, vesícula, rins, próstata e até cirurgias bariátricas — 25 realizadas no município. Atualmente, a gestão municipal destina 21% do orçamento para a saúde, acima do mínimo constitucional de 15%. “Ano que vem vai ser um canteiro de obras”, antecipou.

Leia mais: Com recesso iniciado, Alego já direciona foco para eleição de 2026

No campo político, o prefeito também foi direto ao comentar o cenário eleitoral de 2026. Bodão afirmou apoiar o governador Ronaldo Caiado (UB) para a Presidência da República e Daniel Vilela (MDB) para o Governo de Goiás. Para o prefeito, a escolha do candidato a vice-governador deve levar em conta o Entorno do Distrito Federal, um dos maiores colégios eleitorais do Estado, embora reconheça que a decisão final cabe a Caiado. O prefeito lembrou que Daniel já representa o Sudoeste goiano, região que também abriga nomes cotados para a vice, como Dr. Paulo do Vale, ex-prefeito de Rio Verde, e José Mário Schreiner, ex-deputadoo federal e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Ao ser questionado sobre uma possível aliança entre o PL e o grupo de Caiado em Goiás, Bodão condicionou essa união ao apoio explícito do governador a Bolsonaro na disputa presidencial. Na avaliação do prefeito, Caiado deveria entrar de vez na corrida ao Planalto. “Se União Brasil e PP estivessem apoiando o Caiado, ele já estaria passando dos 30% dos votos”, afirmou, ao criticar o que chamou de resistência interna de partidos aliados ao projeto presidencial do governador.

Para o Senado, Bodão declarou apoio à primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social. O prefeito elogiou o trabalho desenvolvido na área social e destacou a presença do programa nos municípios. “A gente está nos municípios para ver o trabalho que a Gracinha está fazendo junto com o nosso governador”, afirmou. Já para a Câmara dos Deputados, seu candidato é o deputado federal Adriano do Baldy (PP), enquanto para a Assembleia Legislativa apoia o deputado estadual Wilde Cambão (PSD).

Ao falar da relação com o governo estadual, o prefeito atribuiu ao governador Ronaldo Caiado parte importante dos avanços locais. Segundo Bodão, Aparecida do Rio Doce recebeu investimentos e, principalmente, organização administrativa. “Levou moral e responsabilidade”, pontuou, ao citar a construção de uma ponte na zona rural, a regularidade no pagamento do transporte escolar e da saúde, além de ações na área de segurança pública. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também