Prefeito de Luziânia aponta Tarifa Zero como marca da gestão e comenta cenário eleitoral de 2026
Diego Sorgatto faz balanço da administração, dos impasses no acordo do transporte coletivo entre Goiás, DF e União e projeta papel do Entorno nas eleições de 2026
Bruno Goulart
O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (União Brasil), foi o entrevistado do programa Momento Político, do O HOJE, nesta terça-feira (13). Em conversa com os jornalistas Wilson Silvestre e Bruno Costa, o gestor fez um balanço das ações do primeiro mandato, com destaque para a implantação da Tarifa Zero no transporte coletivo, além de comentar o cenário político para as eleições de 2026 e os avanços na segurança pública no Entorno do Distrito Federal.
Logo no início da entrevista, Sorgatto classificou a Tarifa Zero como a principal política pública de sua gestão. Segundo o prefeito, o programa colocou Luziânia em evidência nacional ao garantir transporte público gratuito em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, realidade ainda rara no País. Para o gestor público, a medida vai além da mobilidade urbana e tem reflexos diretos na economia local e na renda das famílias.
De acordo com Sorgatto, ao deixar de gastar com passagens, a população passa a ter mais recursos para consumir no comércio da cidade, o que movimenta a economia. O prefeito ressaltou que o impacto social é significativo, sobretudo para famílias que dependem diariamente do transporte coletivo. “É um complemento de renda real”, afirmou, ao destacar que os benefícios foram comprovados após a implantação do programa.
Transporte do Entorno
Na sequência, o prefeito comentou a frustração em relação à integração do transporte público entre os Governos de Goiás, Distrito Federal (GDF) e do Brasil. Segundo Sorgatto, o avanço do projeto esbarra em divergências políticas e na falta de entendimento sobre o rateio dos custos do sistema. Enquanto o Governo Federal defende que a divisão fique entre Goiás e o GDF, ao entrar apenas com investimentos em infraestrutura, o Governo do DF exige a participação financeira direta da União.
Eleições de 2026

Ao tratar das articulações eleitorais, o prefeito Diego Sorgatto confirmou que apoiará a reeleição do deputado federal Célio Silveira (MDB) e do deputado estadual Wilde Cambão (PSD). Para o prefeito, o alinhamento entre as principais lideranças políticas tem sido decisivo para o desenvolvimento de Luziânia, ao afirmar que, quando os líderes atuam de forma integrada a favor do município, os resultados aparecem e a cidade avança.
Leia mais: Com Aava, PSB quer eleger deputados e adia debate sobre nome ao governo
Ainda no campo eleitoral, o prefeito defendeu que o Entorno do DF tenha protagonismo nas chapas majoritárias em 2026. Sorgatto citou a possibilidade de o vice na chapa do pré-candidato ao governo Daniel Vilela (MDB) sair da região, ao reforçar que há nomes capacitados e de confiança do grupo político liderado pelo governador Ronaldo Caiado (UB).
Ao comentar o cenário para a segunda vaga ao Senado, enquanto a primeira, segundo pesquisas, tende a ser ocupada pela primeira-dama Gracinha Caiado, Sorgatto avaliou que é improvável que o PL fique fora da disputa em Goiás. “Acredito pouco nessa hipótese, porque, tendo uma candidatura nacional, o PL precisaria também se organizar politicamente no Estado para ter condições reais de disputa”, afirmou.
O prefeito ainda disse defender uma composição que fortaleça o projeto do pré-candidato ao governo Daniel Vilela, mas reconheceu que as conversas não são simples. “A gente sabe que isso depende de muito diálogo. E o que tenho visto é que essa aliança está mais difícil de acontecer”, ponderou. Segundo Sorgatto, caso haja convergência, o PL teria legitimidade para indicar o segundo nome da chapa ao Senado. “Se isso não acontecer, abre-se espaço para outros postulantes, como o senador Vanderlan, que tem bom relacionamento com o governador e com o próprio Daniel, ou ainda para outros partidos que buscam esse espaço”, ponderou.
Avanços na segurança pública
Por fim, o prefeito destacou os avanços na segurança pública em Luziânia e no Entorno do DF, ao ressaltar a entrega de um helicóptero pelo Governo de Goiás para reforçar o patrulhamento aéreo na região. Segundo Sorgatto, a segurança é uma marca da gestão do governador Ronaldo Caiado e os resultados são visíveis.
O prefeito de Luziânia lembrou que a região já foi considerada uma das mais violentas do País, com registros frequentes de homicídio. Hoje, segundo Sorgatto, as cidades do Entorno passam semanas e até meses sem ocorrências desse tipo, resultado de investimentos, integração das forças de segurança e uso de tecnologia. O helicóptero, destacou, equivale à atuação de cerca de 20 viaturas terrestres. (Especial para O HOJE)