O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
expansão

Caiado discute parceria com EUA para ampliar exploração de terras raras em Goiás

Em Washington, governador se reúne com número dois da diplomacia americana, apresenta potencial mineral do estado e trata de investimentos, tarifas comerciais e cooperação em segurança e saúde

Micael Silvapor Micael Silva em 5 de fevereiro de 2026
Caiado
Foto: Alexandre Parrode

O governador Ronaldo Caiado participou, na quarta-feira (4/2), em Washington (EUA), de uma reunião bilateral com o alto escalão do governo norte-americano para discutir a expansão da exploração de terras raras em Goiás. A convite da Casa Branca, Caiado se encontrou com o vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, considerado o número dois da diplomacia americana, ocasião em que apresentou o potencial do território goiano no setor.

O encontro ocorreu a portas fechadas e avançou na discussão de parcerias estratégicas propostas pelo próprio governo dos EUA para minerais críticos. A pauta coloca Goiás no centro do debate global, já que o estado é uma das principais regiões do Hemisfério Sul com ocorrência de terras raras. Atualmente, a única mina privada do segmento em operação comercial no Brasil está localizada em Minaçu, no Norte goiano. Além disso, um projeto estimado em R$ 2,8 bilhões está em implantação nos municípios de Nova Roma e Aparecida de Goiânia.

“Mostramos como Goiás, hoje, é uma ilha de segurança no Brasil. Tivemos a oportunidade de apresentar o potencial de minérios do nosso território. Em 2019, autorizamos a exploração de terras raras, algo que se buscava há muito tempo”, afirmou Caiado. Segundo o governador, também foram abordados temas da política federal brasileira e a possibilidade de cooperação entre Goiás e os Estados Unidos na área de segurança pública, que segue em análise.

Ainda na quarta-feira, o governador cumpriu uma série de compromissos na U.S. Chamber of Commerce, maior organização de lobby empresarial do mundo. Na agenda, além da exploração de minerais críticos, entraram a tarifação de produtos da economia goiana, a atração de investimentos e o cenário político brasileiro.

As reuniões, realizadas na sede da entidade, trataram de barreiras comerciais que atingem empresas goianas, como tarifas incidentes sobre a vermiculita e o açúcar orgânico. Em um dos encontros, Caiado conversou com a diretora executiva do Conselho Empresarial Brasil–EUA, Cássia Carvalho, que colocou a instituição à disposição do Governo de Goiás.

Ao falar a empresários e representantes da Câmara, o governador destacou o avanço do estado. “Goiás vem se industrializando e ampliando a transformação dos seus produtos, com crescimento nas áreas de serviços”, disse. Ele citou indicadores de desempenho em segurança pública, educação, gestão fiscal e inovação tecnológica como fatores que consolidam o ambiente favorável a investimentos.

Caiado
Foto: Alexandre Parrode

Caiado também ressaltou resultados práticos de alianças internacionais já firmadas. Como exemplo, citou a mineradora Serra Verde, instalada em Minaçu, que recebeu aportes financeiros dos Estados Unidos e opera em escala comercial, inserindo Goiás na cadeia global de minerais críticos.

Na área da saúde, o governador abriu diálogo para a possível aquisição de um equipamento de radioterapia por prótons destinado ao Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em Goiânia. O aparelho foi desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins, referência mundial em pesquisas médicas, localizada em Baltimore, no estado de Maryland, próximo à capital americana.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também