sábado, 15 de agosto de 2026
INVESTIGAÇÃO

Mendes pede à PGR investigação contra senador Alessandro Vieira

Parlamentar pediu indiciamento de ministros na CPI do Crime Organizado

Luma Silveirapor Luma Silveira em
Investigação
Foto: Lula Marques / Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta quarta-feira (15) à Procuradoria-Geral da República (PGR) a abertura de investigação contra o senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

A medida foi tomada um dia após o senador pedir o indiciamento de Mendes, dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado do Senado. A acusação era de que os ministros teriam envolvimento com o caso do Banco Master.

Mendes pede ao procurador-geral que o parlamentar responda pelo crime de abuso de autoridade.

“Sendo certo o desvio de finalidade praticado pelo Senador Relator da CPI do Crime Organizado e a potencial incidência de sua conduta nos tipos penais descritos na Lei 13.869/2019 e em outros marcos repressivos criminais, requer-se a apuração destes acontecimentos e a adoção das medidas cabíveis”, solicitou Mendes.

Gilmar Mendes disse que a CPI foi criada para investigar ações do crime organizado, mas Alessandro Vieira, relator da comissão, realizou o “indevido indiciamento” dos ministros.

Segundo Mendes, o indiciamento foi solicitado após a Corte conceder habeas corpus contra quebras de sigilo e facultar o comparecimento de investigados para prestar depoimento, adentrando nas atribuições do Poder Judiciário.

Leia também: Artes marciais ganham espaço e viram oportunidade de negócio no Brasil

O ministro também ressaltou que o pedido de indiciamento dos ministros não foi aprovado pela CPI.

“O claro desvio de finalidade enveredado pelo relator da CPI do Crime Organizado não encontrou guarida sequer entre os seus pares, que deliberadamente optaram por não aprovar o texto de endereçamento final por ele sugerido”, completou.

Outro lado

Em publicação nas redes socais, o senador Alessandro Vieira disse que a representação promovida pelo ministro Gilmar Mendes será respondida com “absoluta tranquilidade” e dentro do “rigor técnico”.

“É cristalino que um senador, ao manifestar sua avaliação jurídica sobre fatos concretos em voto proferido no âmbito de uma CPI, não comete abuso de autoridade e está resguardado pela imunidade parlamentar. Ameaças e tentativas de constrangimento não vão mudar o curso da história”, declarou Vieira.

Agência Brasil

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Eleitor tem poucos dias para solicitar voto em trânsito nas eleições de outubro; confira

Eleições 2026

Eleitor tem poucos dias para solicitar voto em trânsito nas eleições de outubro; confira

Pedido pode ser feito pela internet ou presencialmente; modalidade permite votar fora do domicílio ...
debates

OPINIÃO

Falta de debate elege desconhecidos e quem sofre é a população

Lula e Flávio empatam no quesito falta do confronto de ideias presidenciais, o governador Daniel ev...
Gustavo Mendanha

ENTREVISTA

Mendanha quer ampliar base no interior de Goiás por atuação municipalista no Senado

Candidato do PRD diz que pretende aproximar o Senado dos municípios, destaca apoios no Entorno e no...
Plano de governo em Goiás: Wilder propõe gestão regional e foco em prazos 

eleições 2026

Plano de governo em Goiás: Wilder propõe gestão regional e foco em prazos 

Candidato do PL promete fila única na saúde, descentralização administrativa e metas para os pri...
PT desiste de ação e tenta destravar R$ 2,3 bilhões do Fundo Eleitoral

Recurso

PT desiste de ação e tenta destravar R$ 2,3 bilhões do Fundo Eleitoral

Partido pede que o TSE homologue a desistência e encerre o processo sem analisar o mérito
daniel caiado

ELEIÇÕES 2026

Seis cidades, Caiado e 5 mil pessoas: Daniel aposta alto na largada

Governador percorre o Entorno do DF neste domingo ao lado de Ronaldo Caiado, em uma operação polí...
Alcolumbre anuncia avanço de PEC que prevê fim da escala 6×1 no Senado

Escala 6x1

Alcolumbre anuncia avanço de PEC que prevê fim da escala 6×1 no Senado

Presidente da Casa também dará andamento à PEC da Segurança e a projetos sobre minerais crítico...
Lula afirma que não pedirá fim das investigações contra Lulinha

"Só ele sabe a verdade"

Lula afirma que não pedirá fim das investigações contra Lulinha

"Acredito nele, mas eu já disse aos advogados: 'Ninguém vai pedir fechamento de processo do meu fi...