segurança

Delegado é transferido após prisão de advogada em Cocalzinho, em Goiás

Medida ocorre após pressão da OAB-GO e leva Polícia Civil a criar regra que proíbe atuação em casos com envolvimento pessoal

Nívia Menegatpor em
transferido
Delegado é transferido após prisão de advogada em Cocalzinho em Goiás. Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Goiás decidiu, nesta quarta-feira (22), afastar o delegado Christian Zilmon Mata dos Santos das funções que exercia em Cocalzinho de Goiás. Ele foi transferido para Águas Lindas de Goiás após a repercussão da prisão da advogada Áricka Cunha, ocorrida no último dia 15, dentro do escritório da profissional.

A mudança foi oficializada por meio da Portaria nº 189/2026, que não concedeu período de transição, exigindo apresentação imediata do delegado na nova unidade. O caso também motivou a edição da Portaria nº 323/2026, que estabelece que delegados não podem conduzir investigações ou realizar prisões quando houver envolvimento pessoal ou emocional na ocorrência.

Delegado é transferido

A nova norma busca garantir imparcialidade nas ações policiais, evitando interferências subjetivas quando o agente público for parte interessada ou vítima. A medida foi vista como um avanço institucional pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB-GO), que havia pressionado por providências após o episódio.

transferido
Delegado é transferido após prisão de advogada em Cocalzinho em Goiás. Foto: Reprodução

Segundo o presidente da entidade, Rafael Lara, a regulamentação reforça a necessidade de isenção no exercício da função pública. Ele destacou que a atuação policial deve ser pautada por critérios técnicos, sem espaço para motivações pessoais.

O caso teve início após a advogada criticar nas redes sociais uma decisão do delegado, que havia arquivado uma denúncia de injúria feita por ela. Na ocasião, ele entendeu que a expressão “loira idiota”, dita por um servidor público, não configurava crime.

Após as críticas, o delegado foi até o escritório da advogada e efetuou a prisão em flagrante por difamação. Áricka foi algemada e liberada posteriormente mediante pagamento de fiança de R$ 10 mil.

Em resposta às acusações, o delegado afirmou em redes sociais que agiu para defender sua honra e alegou estar sendo alvo de ataques.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Advogada Justiça Segurança

Veja também

chuvas

TEMPO E ELEIÇÕES

Goiás terá chuva e risco de tempestades no domingo de eleição

Instabilidade deve atingir diferentes regiões do estado durante a votação, com possibilidade de p...
choque elétrico

TRAGÉDIA

Mulher e bebê morrem após sofrerem choque elétrico em Palmeiras de Goiás

As vítimas foram encontrados nos fundos de uma residência, próximos a um disjuntor de energia
Operação Reciclagem embarga estabelecimento irregular no Centro de Goiânia

FISCALIZAÇÃO

Operação Reciclagem embarga estabelecimento irregular no Centro de Goiânia

Estabelecimento na Rua 72, no Setor Central, foi embargado após fiscalização identificar irregula...
Primeiro turno é neste domingo; veja horários, o que levar e como acompanhar a apuração

ELEIÇÕES 2026

Primeiro turno é neste domingo; veja horários, o que levar e como acompanhar a apuração

Votação vai das 8h às 17h pelo horário de Brasília, mas eleitores de outros fusos têm horário...
Domingo de eleição terá ônibus gratuito na Grande Goiânia; confira como funciona

ELEIÇÕES 2026

Domingo de eleição terá ônibus gratuito na Grande Goiânia; confira como funciona

RMTC suspende tarifas e mantém frequência de dias úteis durante o primeiro turno; votação vai d...
Davi Sebba

JUSTIÇA

MP-GO vai recorrer de condenações pela morte de Davi Sebba

Ministério Público quer prisão dos condenados e aumento das penas; terceiro acusado foi absolvido...
Homem de 65 anos morre após carro cair em represa em Morrinhos

Veículo encontrado submerso

Homem de 65 anos morre após carro cair em represa em Morrinhos

Veículo foi encontrado submerso em uma propriedade rural; bombeiros utilizaram maquinário agrícol...
Hugo Brockes

NOTA DE FALECIMENTO

Morre Hugo Brockes, publicitário, escritor e ator goiano

Profissional morreu aos 89 anos, em Goiânia, e construiu uma trajetória ligada à publicidade, à ...