sexta-feira, 11 de setembro de 2026
EUA X CHINA

Empresários acompanham Trump durante agenda em Pequim

A segunda visita do líder a China ocorre em meio a discussões sobre tecnologia, Taiwan e cooperação econômica bilateral

Lalice Fernandespor em
Empresários acompanham Trump durante agenda em Pequim
Foto: Reprodução/ @WhiteHouse

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou nesta quarta-feira (13) a Pequim para uma visita oficial ao presidente chinês, Xi Jinping, em um momento de tentativa de aproximação entre as duas das maiores potências da economia mundial, em discussões sobre temas estratégicos que têm tensionado a relação bilateral nos últimos anos.

A reunião marca o primeiro encontro bilateral entre os dois líderes desde a trégua comercial firmada em outubro de 2025. O governo norte-americano busca ampliar a presença de empresas dos Estados Unidos no mercado chinês e tentar consolidar novos canais de cooperação econômica entre as duas maiores potências do mundo.

Trump desembarcou acompanhado de executivos ligados aos setores de tecnologia, finanças e indústria. Entre os integrantes da comitiva estão Elon Musk, Tim Cook, Jensen Huang e Kelly Ortberg. O grupo também reúne representantes de empresas do mercado financeiro e da área de semicondutores, setores considerados estratégicos nas negociações entre Washington e Pequim.

Antes da viagem, Trump afirmou que pretende pedir a Xi Jinping mais abertura para empresas norte-americanas operarem na China. Em publicação na Truth Social, o republicano escreveu que pediria a Xi Jinping que “abra” a China para empresários dos EUA. O presidente americano também elogiou o líder chinês ao chamá-lo de “um líder de extraordinária distinção”.

 

Leia mais: Trump e Xi devem discutir armas nucleares e Taiwan em Pequim

 

O governo chinês respondeu em tom diplomático. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, declarou que Pequim está disposta a ampliar a cooperação bilateral e administrar as diferenças existentes entre os dois países. “A China está disposta a colaborar com os Estados Unidos para ampliar a cooperação e administrar as diferenças”, afirmou.

trump
Foto: Reprodução/ @WhiteHouse

A área de tecnologia deve ocupar parte importante da agenda. Integrantes do governo norte-americano demonstraram preocupação com o desenvolvimento chinês em inteligência artificial e defendem mecanismos de comunicação entre os dois países sobre o tema.

A agenda inclui reuniões reservadas, cerimônias oficiais e encontros institucionais.  As reuniões entre os dois líderes ocorrem em meio às negociações sobre a continuidade da trégua comercial acertada em outubro do ano passado.

A situação de Taiwan também aparece como um dos assuntos da reunião. Pequim considera a ilha parte do território chinês, enquanto os Estados Unidos mantêm apoio político e militar ao governo taiwanês. Nos últimos meses, Washington ampliou o fornecimento de armas para Taipei, medida criticada pelo governo chinês.

Na segunda-feira (11), Trump confirmou que pretende discutir o tema diretamente com Xi Jinping. “Vou ter essa conversa com o presidente Xi. O presidente Xi gostaria que não fizéssemos isso. Esta é uma das muitas questões sobre as quais vamos conversar”, afirmou o republicano na Casa Branca.

trump
Foto: Reprodução/ @WhiteHouse

A visita ocorre ainda em meio à guerra envolvendo Estados Unidos e Irã. Apesar da proximidade econômica entre chineses e iranianos, Trump afirmou antes do embarque que não pretende tratar do conflito no Oriente Médio com Xi Jinping.

“Eu não acho que precisamos de qualquer ajuda do Xi com o Irã. Eles farão a coisa certa ou nós terminaremos o trabalho”, declarou o presidente norte-americano ao deixar a Casa Branca.

Enquanto Trump viajava para Pequim, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou por telefone com o chanceler paquistanês, Ishaq Dar. Segundo a agência estatal chinesa Xinhua, o governo chinês pediu ao Paquistão que intensifique os esforços diplomáticos relacionados ao conflito entre Washington e Teerã.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Donald Trump Xi Jinping

Veja também

Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Economia

Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Trump tem menor aprovação desde início do segundo mandato, com economia no centro das críticas
11 de setembro

MEMÓRIA

25 anos do 11 de Setembro: o dia que mudou o mundo

Uma manhã de céu aberto nos Estados Unidos se transformou em uma sequência de ataques que atingiu...
“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS?

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

Jacob Coxon deixou a indústria de inteligência artificial e acusou as duas empresas de avançarem ...
rússia

Zelensky

Avião de Zelensky quase é atingido por drone durante voo, diz premiê da Noruega

Presidente ucraniano viajava da Moldávia para Oslo, onde participou do funeral do rei Harald
Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Verão italiano

Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Temperatura média chegou a 24,6°C em 2026, enquanto agosto bateu recorde histórico com 25,6°C
Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

MAIS CONTROLE

Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

Proposta permite escolher entre recomendações personalizadas ou apenas publicações de perfis seg...
Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

APROXIMAÇÃO

Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

Ponte sobre o rio Tumen terá uso inicial para cargas e deve receber passageiros até o fim do ano
Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Recife artificial

Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Iniciativa iniciada pelo mergulhador Eric Shaw, em 1973, resultou em uma rede com mais de 30 embarca...