sexta-feira, 7 de agosto de 2026
Programação

Festival Colettiva Preta estreia em Goiânia com foco na valorização da cultura negra

O festival nasce com o objetivo de impulsionar iniciativas já desenvolvidas nos territórios periféricos

Leticia Mariellepor Leticia Marielle em
festival
Festival Colettiva Preta estreia em Goiânia com foco na valorização da cultura negra. | Foto: Divulgação

Goiânia recebe nos dias 20 e 21 de junho a primeira edição do Festival Colettiva Preta 2026: Africanidades e Diálogos Potentes. Com entrada gratuita e ingressos disponibilizados pela plataforma Sympla, o evento será realizado no Espaço Dona Rosa, no Setor Aeroporto, reunindo atividades culturais, formativas e de empreendedorismo voltadas ao fortalecimento da produção negra feminina.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Equatorial Goiás, o projeto conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e terá sete edições ao longo do ano, entre os meses de junho e dezembro. A iniciativa é realizada pela Colettiva Preta e pretende ampliar a visibilidade de empreendimentos liderados por mulheres negras, além de incentivar a geração de renda e o fortalecimento de redes colaborativas.

A programação inclui mostra multicultural com exposição e comercialização de produtos, oficinas gratuitas, rodas de conversa, apresentações musicais, DJs, rodadas de negócios e encontros voltados ao empreendedorismo. As atividades contemplam diferentes segmentos da produção cultural, como artes visuais, artesanato, moda, literatura, teatro, dança, audiovisual e tecnologias sociais.

Segundo a organização, o festival foi criado para funcionar como um espaço contínuo de valorização das culturas negras periféricas, promovendo oportunidades de formação, intercâmbio de experiências e fortalecimento da economia criativa e solidária na Região Metropolitana de Goiânia.

Entre os destaques estão as ações voltadas à capacitação e à articulação de redes de apoio entre mulheres negras que atuam no setor cultural. A proposta também prevê a construção de uma cartografia que reúna informações sobre profissionais e iniciativas ligadas à cultura negra, contribuindo para ampliar a conexão entre projetos e agentes culturais.

Para Erika Santos, diretora executiva da Colettiva Preta, o festival nasce com o objetivo de impulsionar iniciativas já desenvolvidas nos territórios periféricos. De acordo com ela, além de promover a circulação de produtos e manifestações artísticas, o evento busca criar oportunidades de negócios, ampliar parcerias e fortalecer a presença de mulheres negras na economia criativa.

A expectativa é que o projeto se consolide como um espaço permanente de diálogo, formação e valorização da cultura negra, reunindo artistas, empreendedoras, produtores culturais e o público em uma programação diversificada ao longo do segundo semestre.

A idealizadora da Colettiva Preta, Renata Caetano, afirma que o festival representa a consolidação de um trabalho construído coletivamente ao longo dos últimos anos. Atriz, diretora, artesã e integrante do elenco da novela Coração Acelerado, da TV Globo, a artista acumula mais de três décadas de atuação no cenário cultural e destaca o papel do evento na promoção da visibilidade e do protagonismo feminino negro.

Segundo ela, a iniciativa foi concebida para fortalecer redes de apoio, incentivar a troca de experiências e ampliar o reconhecimento de mulheres negras que atuam nos campos da cultura, do artesanato e da economia criativa. “O Festival Colettiva Preta surge como um espaço de valorização, conexão e fortalecimento dessas trajetórias”, ressalta.

A abertura oficial será realizada em 19 de junho, em uma cerimônia voltada para convidados e representantes da imprensa. A programação prevê homenagens a mulheres negras, distribuição de lembranças, degustação gastronômica gratuita e apresentação da DJ Iara Kavene.

Com o tema “Nossas Texturas Pretas”, a primeira edição do festival acontece nos dias 20 e 21 de junho e terá como foco as artes visuais e o artesanato. A proposta é destacar a diversidade de técnicas, saberes e expressões artísticas desenvolvidas por mulheres negras, além de estimular o intercâmbio de conhecimentos e a criação de oportunidades de negócios.

Para Erika Santos, o evento também desempenha um papel importante no fortalecimento econômico de iniciativas lideradas por mulheres negras. A organizadora destaca que o festival busca incentivar a geração de renda, ampliar a articulação entre empreendedoras e valorizar o trabalho desenvolvido por elas em diferentes segmentos culturais e criativos.

Criada em 2021, a Colettiva Preta nasceu a partir da experiência acumulada com as seis edições da Feira das Pretas+, idealizada por Renata Caetano. Desde então, o coletivo promove ações voltadas ao fortalecimento de empreendimentos de impacto socioambiental e de negócios liderados por mulheres negras na Região Metropolitana de Goiânia.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Nilander

ARTE E CULTURA

Cidade, natureza e memória moldam a arte de Nilander

Do interior de Goiás aos murais de Goiânia, artista transforma lembranças, paisagens e experiênc...
Ideb

EDUCAÇÃO BÁSICA

Ideb 2025 registra maior nota em 20 anos; saiba quais estados se destacaram

Resultado de 2025 mostra avanço em todas as etapas, com destaque para os anos iniciais do ensino fu...
saúde íntima

médica alerta

Redes sociais ampliam debate sobre saúde íntima, mas também espalham desinformação

Conteúdos sem respaldo científico e padrões irreais podem aumentar inseguranças e levar jovens a...
Banco Central muda regras do Pix para combater golpes; veja o que muda para você

PIX E SEGURANÇA

Banco Central muda regras do Pix para combater golpes; veja o que muda para você

Novas medidas ampliam prazo para contestar devoluções de 30 para 80 dias e criam sistema de rastre...
plataforma

APP GOIANO

Nova plataforma criada em Goiânia aposta em conexões por afinidades

Desenvolvida em Goiás, a plataforma será lançada oficialmente no dia 15 de setembro busca aproxim...
Sanduíche

NOVIDADE

Sanduíche inspirado no shawarma ganha versão em Goiânia; veja onde

Receita inspirada no tradicional prato do Oriente Médio passa a integrar o cardápio de uma lanchon...
pagode

UM PAGODINHO NO FDS

Fim de semana em Goiânia terá noite de pagode com atração nacional

Evento A Pagodeira acontece na Arena Multiplace e reúne Marvvila, Banda Levemente Sensual e DJ Amar...
Let's Piri

PROGRAMAÇÃO DURANTE FERIADÃO

Let’s Piri divulga programação completa para o feriado da Independência em Pirenópolis (GO)

Festival será realizado nos dias 5 e 6 de setembro, na Beira Rio, com atrações como Panda, Marian...