quinta-feira, 6 de agosto de 2026
ELEIÇÕES 2026

Marconi anuncia Jacqueline Zaiden como vice e centraliza discurso em defesa do agro

Marconi concentrou a coletiva de imprensa na defesa do agronegócio, fez críticas à gestão estadual sobre a cobrança da taxa do agro e apresentou propostas voltadas ao setor

Luma Silveirapor Luma Silveira em
Marconi anuncia Jacqueline Zaiden como vice e centraliza discurso em defesa do agro
Além da defesa do campo, Marconi afirmou que um dos principais desafios do próximo governador será enfrentar os impactos da reforma tributária sobre Goiás | Foto: Henrique Luiz

Produtora rural de Rio Verde, ex-presidente do Observatório de Rio Verde e integrante da Aprosoja, Jacqueline Zaiden foi anunciada nesta quinta-feira (6) como candidata a vice-governadora na chapa encabeçada pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB). A escolha, segundo o tucano, leva em consideração a representatividade do agronegócio, da região Sudoeste de Goiás e da participação feminina na política. 

Ao apresentar a companheira de chapa, Marconi afirmou que a decisão foi construída após conversas com lideranças políticas, candidatos proporcionais e presidentes dos partidos aliados. Segundo ele, a experiência de Jacqueline no setor produtivo e sua atuação em entidades representativas já pesaram na definição. “O fato dela ser do agro, ser do Sudoeste, representar essas regiões produtivas e ser mulher pesou muito. Mais do que isso, é uma mulher qualificada, independente e que conhece profundamente o setor”, afirmou.

O ex-governador também destacou a trajetória política da família da candidata, filha do ex-deputado federal Iturival Nascimento e sobrinha do ex-prefeito de Rio Verde Hirão Nascimento, além de lembrar que Jacqueline preside o PSDB de Rio Verde há mais de dois anos e participou da articulação política do partido na região. 

Zaiden diz que pretende levar a voz do agro para o governo

Em seu primeiro pronunciamento como candidata a vice-governadora, Jacqueline Zaiden afirmou que, embora tenha origem em uma família tradicional da política, sua atuação sempre esteve voltada às entidades classistas. Segundo ela, a entrada na política partidária representa uma oportunidade de ampliar a defesa dos interesses do agronegócio e da participação feminina nos espaços de decisão. “Eu decidi vir para a política partidária porque percebi que a gente tem que avançar. Espero realmente poder contribuir com meu Estado, com meu setor e representar as mulheres também”, declarou.

Agro domina coletiva e vira principal bandeira da chapa

O agronegócio foi o principal tema da entrevista coletiva e ocupou boa parte das respostas de Marconi Perillo e Jacqueline Zaiden. Questionada sobre as prioridades para o setor, Jacqueline afirmou que os produtores precisam, antes de tudo, de diálogo com o governo estadual. Ela citou como principais gargalos a deficiência na transmissão de energia elétrica, a falta de estruturas para armazenagem de grãos e problemas de infraestrutura rodoviária que dificultam o escoamento da produção.

“Precisamos de um governo que converse com a gente. Precisamos de energia elétrica, armazenagem e melhorar nossa infraestrutura viária. Esses são os nossos grandes gargalos”, disse.  A candidata também voltou a criticar a criação da chamada taxa do agro. Segundo ela, o setor não foi ouvido antes da implantação da cobrança e, passados os primeiros anos, os produtores ainda não enxergam os resultados prometidos. “Nós sequer fomos recebidos pelo governo. O produtor continua sangrando e não viu resultado. Das obras prometidas com a taxa, poucas foram entregues”, afirmou.

Marconi reforçou o discurso e afirmou que o agronegócio enfrenta um dos momentos mais difíceis da história recente, citando a combinação entre juros elevados, aumento dos custos de produção, impactos das guerras internacionais sobre fertilizantes e combustíveis, queda do preço da soja e a cobrança da taxa estadual.

Segundo ele, um eventual governo do PSDB atuaria junto ao governo federal para defender uma nova securitização das dívidas dos produtores rurais e ampliaria investimentos em infraestrutura para o campo. “O agro vive uma química verdadeiramente explosiva. O próximo governador terá que liderar esse debate nacional para ajudar os produtores”, afirmou. 

Como proposta para Goiás, o tucano afirmou que pretende buscar parcerias para ampliar a oferta de energia elétrica, fibra óptica e armazenagem no interior do Estado, além de garantir melhores condições para expansão da produção agrícola. Marconi também prometeu que, caso seja eleito, não haverá cobrança da taxa do agro. “Comigo e com a Jacqueline na vice, a chance de existir taxa do agro é zero”, declarou. 

Segurança, educação e Senado

Além das propostas para o setor produtivo, Marconi defendeu a retomada de políticas voltadas à segurança pública, prometendo novos concursos, valorização das forças policiais e pagamento das datas-base que, segundo ele, permanecem pendentes. O tucano também criticou a atual gestão por mudanças nos critérios de promoção e pela falta de efetivo em parte dos municípios goianos. 

Na área da educação, afirmou que pretende retomar o apoio estadual ao transporte escolar, especialmente para estudantes da zona rural, após ser questionado sobre casos de crianças que percorrem longas distâncias até a escola. 

Questionado sobre a composição da chapa ao Senado, Marconi disse que as definições ainda dependem de diálogo com aliados e evitou antecipar nomes, afirmando que pretende concluir as conversas “o quanto antes”. 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

lula

Eleições 2026

Lula terá maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV

Com ampla aliança partidária, petista lidera distribuição do horário gratuito; Flávio Bolsonar...
Lula cogita conversar com Trump em meio à crise entre Brasil e EUA

Brasil x EUA

Lula cogita conversar com Trump em meio à crise entre Brasil e EUA

Presidente diz que pretende dialogar com líderes das grandes potências sobre conflitos internacion...
Justiça aumenta penas de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz

Caso Marielle

Justiça aumenta penas de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz

Condenados pelos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes terão de cumprir penas mais longa...
Igreja dá sobrevida a Daniel, mas 4 ao Senado vitimam Gracinha

OPINIÃO

Igreja dá sobrevida a Daniel, mas 4 ao Senado vitimam Gracinha

Como foi decidida a mudança de última hora que tirou da vice o primo de Caiado e colocou um pastor...
Daniel Vilela

ELEIÇÕES 2026

“Goiás não vai andar para trás”, diz Daniel Vilela ao oficializar candidatura à reeleição

Governador oficializa candidatura à reeleição, promete ampliar investimentos em segurança, saúd...
PSDB oficializa Marconi na disputa pelo Governo de Goiás sem definição de vice

Eleições 2026

PSDB oficializa Marconi na disputa pelo Governo de Goiás sem definição de vice

Convenção marcou início da quinta candidatura do tucano ao Palácio das Esmeraldas; ex-governador...
Gracinha Caiado

critica

Gracinha Caiado critica governo Lula e diz que Goiás “protege o trabalhador”

Oficializada como candidata ao Senado por Goiás, Gracinha Caiado criticou a política de segurança...
Daniel Vilela

Convenção estadual

MDB oficializa Daniel Vilela ao governo e confirma Luiz do Carmo como vice

Convenção confirma chapa governista, reúne lideranças de 12 partidos e lança quatro nomes da ba...