segunda-feira, 21 de setembro de 2026
crimes contra a humanidade

Bashar al-Assad é condenado à morte por crimes na Síria

Ex-presidente foi julgado à revelia por tribunal em Damasco; decisão ocorre após a queda do regime Assad e sua fuga para a Rússia

Thais Munizpor em
síria
Bashar al-Assad - Créditos: Louai Beshara

Um tribunal criminal de Damasco condenou nesta terça-feira (11) o ex-presidente da Síria, Bashar al-Assad à morte. O julgamento ocorreu à revelia, já que o ex-líder vive atualmente em Moscou, na Rússia. A decisão aponta Assad como culpado por crimes cometidos durante a guerra civil síria, incluindo assassinatos, tortura, prisões arbitrárias e crimes contra a humanidade.

A sentença é a primeira condenação pública contra Assad desde a queda de seu governo. Ele deixou o poder em dezembro de 2024, depois de uma ofensiva de grupos rebeldes que tomou Damasco e encerrou décadas de domínio da família Assad sobre a Síria.

O que diz a sentença contra Assad

Segundo a decisão lida pelo juiz Fakhr al Din al Uryan, do Tribunal Criminal nº 4 de Damasco, Assad foi considerado responsável por crimes relacionados à repressão durante o conflito que começou em 2011.

Entre as acusações estão homicídio premeditado e intencional de mais de uma pessoa, incluindo crianças, tortura, detenção arbitrária e crimes contra a humanidade. O tribunal também apontou a responsabilidade de Assad pela mobilização de instituições estatais para a prática dos crimes.

Durante a leitura da sentença, o juiz afirmou que a participação de Assad ocorreu como autoridade máxima responsável pelas decisões do governo.

Além do ex-presidente, outras autoridades ligadas ao antigo regime receberam condenações. Entre elas está Atef Najib, ex-chefe da Segurança Política na província de Daraa, região onde começaram os protestos contra o governo em 2011.

Najib também foi condenado à morte. Ele estava presente no tribunal durante a leitura da sentença.

Leia também:

 

 

Queda de Assad encerrou décadas de domínio familiar

Bashar al-Assad assumiu a Presidência da Síria em 2000, após a morte do pai, Hafez al-Assad, que governava o país desde 1971. Com isso, Bashar manteve a família no poder por mais de duas décadas.

A guerra civil começou em 2011, após manifestações da população contra o governo durante a chamada Primavera Árabe. As forças de segurança reprimiram os protestos, e a crise evoluiu para um conflito que envolveu grupos rebeldes, forças estrangeiras e organizações extremistas.

Ao longo de quase 14 anos de guerra, centenas de milhares de pessoas morreram, segundo estimativas internacionais. O conflito também provocou um grande deslocamento da população síria.

Em dezembro de 2024, uma ofensiva rebelde avançou rapidamente pelo território sírio e chegou à capital. Assad deixou Damasco e recebeu asilo na Rússia, onde permanece desde então. Por isso, a condenação desta terça-feira foi realizada à revelia.

A decisão, portanto, não significa que Assad será preso ou executado imediatamente. Para que a pena seja cumprida, seria necessário que ele estivesse sob custódia das autoridades sírias.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Mundo política internacional Siria

Veja também

TVs dos EUA suspendem cobertura de Trump após veto a jornalistas

REAÇÃO CONJUNTA

TVs dos EUA suspendem cobertura de Trump após veto a jornalistas

ABC, CBS, NBC e Fox News decidiram não substituir a CNN no sistema que compartilha imagens dos comp...
Ucrânia lança ofensiva recorde de drones contra Moscou durante eleição russa

GUERRA

Ucrânia lança ofensiva recorde de drones contra Moscou durante eleição russa

Ataques atingiram instalações de petróleo e áreas residenciais; autoridades russas dizem que mai...
ucrânia

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

Ataque de drones da Ucrânia atinge Moscou durante eleição russa

Ofensiva atingiu a região da capital, danificou uma refinaria de petróleo e provocou evacuações ...
Abin

ELEIÇÕES 2026

Abin classifica como “crítico” risco de interferência dos EUA nas eleições de 2026

Relatório reservado foi enviado ao governo, ao TSE e ao Ministério da Justiça e aponta escalada d...
Alemanha

ELEIÇÕES | ALEMANHA

Eleições na Alemanha colocam governo de Merz sob pressão

Votação em Berlim e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental ocorre em meio ao crescimento da AfD e à qu...
Zelensky

GUERRA NA UCRÂNIA

Zelensky aprova novas operações de longo alcance contra a Rússia

Presidente ucraniano afirmou que medida é uma resposta aos ataques russos e disse que país pretend...
Terremoto de magnitude 4,8 atinge região próxima a Santiago, no Chile

ABALO SÍSMICO

Terremoto de magnitude 4,8 atinge região próxima a Santiago, no Chile

Tremor ocorreu a 33 quilômetros da capital chilena e não deixou mortos, feridos ou danos à infrae...
Conselho de Segurança da ONU realiza terceira rodada para escolher sucessor de Guterres

ONU

Conselho de Segurança da ONU realiza terceira rodada para escolher sucessor de Guterres

Oito nomes seguem na disputa pelo comando da organização; resultado da votação secreta desta sex...