sexta-feira, 11 de setembro de 2026
Lançamentos espaciais

Trump prevê mais de mil lançamentos espaciais por ano até 2030

Memorando da Casa Branca estabelece meta para ampliar transporte espacial dos EUA e cita missões à Lua e a Marte

Eduardo Silvapor em
eua
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Daniel Torok/ Casa Branca)

O governo de Donald Trump estabeleceu como meta ampliar de forma significativa a atividade espacial dos Estados Unidos até o fim da década. Um memorando divulgado pela Casa Branca prevê que o país alcance mais de 1.000 lançamentos e reentradas atmosféricas por ano até 2030. A medida inclui operações relacionadas à Lua e a Marte e busca ampliar a participação comercial no setor espacial.

A nova diretriz ocorre em meio à disputa entre Estados Unidos e China pelo avanço de seus programas lunares. Os dois países trabalham para levar astronautas à superfície da Lua antes de 2030, mais de cinco décadas depois da primeira missão tripulada que colocou seres humanos no satélite natural da Terra. No documento, Trump determinou que a Nasa facilite a expansão do transporte espacial realizado por empresas privadas.

Leia também:

 

 

A meta representa um salto em relação ao ritmo atual dos Estados Unidos. Em 2025, o país registrou menos de 200 lançamentos destinados à órbita. Grande parte dessas operações foi realizada pela SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk. O memorando afirma que a expansão do setor deve contribuir para recuperar a liderança americana no transporte espacial e ampliar a capacidade de operações fora da Terra.

Paralelamente, a Nasa mantém projetos voltados à presença permanente na superfície lunar. A agência trabalha no desenvolvimento de uma estrutura que permita a instalação de uma base no satélite e pretende empregar veículos robóticos para preparar infraestrutura antes da chegada de novos exploradores humanos. A estratégia também prevê que a ampliação da capacidade de transporte espacial sirva de apoio a futuras missões com destino a Marte.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
lançamentos espaciais Trump

Veja também

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS?

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

Jacob Coxon deixou a indústria de inteligência artificial e acusou as duas empresas de avançarem ...
rússia

Zelensky

Avião de Zelensky quase é atingido por drone durante voo, diz premiê da Noruega

Presidente ucraniano viajava da Moldávia para Oslo, onde participou do funeral do rei Harald
Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Verão italiano

Itália registra verão mais quente desde 1950, aponta instituto de pesquisa

Temperatura média chegou a 24,6°C em 2026, enquanto agosto bateu recorde histórico com 25,6°C
Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

MAIS CONTROLE

Austrália quer dar ao usuário controle sobre o algoritmo das redes sociais

Proposta permite escolher entre recomendações personalizadas ou apenas publicações de perfis seg...
Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

APROXIMAÇÃO

Rússia e Coreia do Norte colocam em operação nova ligação rodoviária

Ponte sobre o rio Tumen terá uso inicial para cargas e deve receber passageiros até o fim do ano
Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Recife artificial

Barcos afundados transformaram fundo arenoso em recife artificial próximo a Gibraltar

Iniciativa iniciada pelo mergulhador Eric Shaw, em 1973, resultou em uma rede com mais de 30 embarca...
Ilha Cabo Verde

acidente

Acidente de ônibus deixa ao menos 25 mortos em Cabo Verde

Maioria das vítimas era formada por crianças e adolescentes que retornavam de uma excursão
Alemanha extremanha

extrema direita

Extrema direita lidera eleições na Alemanha, aponta boca de urna

AfD alcança 44% dos votos em Saxônia-Anhalt e pode conquistar a maior bancada do Parlamento estadu...