terça-feira, 8 de setembro de 2026
CINEMA

Longa premiado “Solange” chega a Goiânia com sessão gratuita e bate-papo com diretor

Produção paranaense com Melhor Atriz e Melhor Longa-metragem entre os prêmios chega a Goiânia com sessão gratuita nesta quarta

Luana Avelarpor em
Solange

O Cine Cultura, em Goiânia, recebe nesta quarta-feira (9) uma sessão gratuita de “Solange”, longa-metragem paranaense que acumula seis prêmios e já passou por festivais no Brasil e no exterior. A exibição começa às 19h30, na Praça Cívica, e será seguida de um bate-papo com o diretor Tomás Osten, que divide a direção com Nathália Tereza. A classificação indicativa é de 14 anos.

O filme acompanha Solange, interpretada por Cássia Damasceno, que retorna à cidade natal para buscar caixas com objetos pessoais deixados na casa de antigos amigos após uma mudança. A tarefa, inicialmente prática, reacende relações e situações que permaneceram em aberto.

“Solange é um retrato, mas também um espelho. Buscamos propor sensações e não explicar motivações, para que, além da profundidade da personagem, o filme seja uma superfície onde cada pessoa possa ver a si mesma refletida. O que Solange guardou em suas caixas deixamos para que o público preencha com suas próprias memórias, relações e escolhas”, afirmam os diretores.

Além de protagonizar o longa, Cássia assina o roteiro e a coprodução. O filme foi realizado com equipe e elenco majoritariamente paranaenses e já recebeu seis prêmios em três festivais brasileiros, entre eles Melhor Longa-metragem, Melhor Atriz, Melhor Atuação e Prêmio Especial do Júri.

A circulação começou na Mostra Aurora, da Mostra de Cinema de Tiradentes, e incluiu passagens pelo Olhar de Cinema, em Curitiba, e pelo New York African Film Festival, nos Estados Unidos. Em Goiânia, a conversa com Tomás Osten ocorre logo após a sessão. 

LEIA MAIS:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
cinema Goiânia Longa premiado Solange

Veja também

Papanicolau

SAÚDE DA MULHER

Papanicolau ainda é exceção para a maioria das brasileiras; dados revelam lacuna na prevenção

Pesquisa mostra que 61% das mulheres não fizeram o exame no último ano e 39% não foram vacinadas ...
“Feito Pipa” lança trailer oficial após conquistar prêmios em Berlim e Gramado; veja

CINEMA

“Feito Pipa” lança trailer oficial após conquistar prêmios em Berlim e Gramado; veja

Filme de Allan Deberton com Lázaro Ramos e Teca Pereira chega aos cinemas em 5 de novembro e concor...
Giro8

DANÇA E CULTURA

Giro8 oferece oficina de balé clássico com Tassiana Stacciarini neste fim de semana em Goiânia

Formação nos dias 12 e 13 de setembro aborda técnica a partir da anatomia e da biomecânica do mo...
Brasileiro vence Emmy por direção musical do show de Bad Bunny no Super Bowl

Super Bowl

Brasileiro vence Emmy por direção musical do show de Bad Bunny no Super Bowl

Miguel Gandelman, de 43 anos, foi premiado pela Academia de Artes e Ciências Televisivas; músico c...
Recusa familiar ainda limita doação de órgãos no país

SETEMBRO VERDE

Recusa familiar ainda limita doação de órgãos no país

Um único doador pode salvar até oito vidas, mas 45% das entrevistas com familiares de potenciais d...
Vencedor de Gramado, “Cinco Tipos de Medo” disputa festival nos Estados Unidos

CINEMA

Vencedor de Gramado, “Cinco Tipos de Medo” disputa festival nos Estados Unidos

Thriller brasileiro ambientado em Cuiabá será exibido no Inffinito Brazilian Film Festival no dia ...
Comer diante das telas faz você consumir mais do que imagina; entenda o motivo

SAÚDE E NUTRIÇÃO

Comer diante das telas faz você consumir mais do que imagina; entenda o motivo

Organismo leva até 20 minutos para sinalizar saciedade ao cérebro; comer com atenção dividida po...
Violência digital em relacionamentos: veja por que a maioria não reconhece o problema

relacionamentos

Violência digital em relacionamentos: veja por que a maioria não reconhece o problema

Controle de senhas, mensagens e localização ainda é naturalizado como parte da intimidade