ELEIÇÕES 2026

TRE-GO avalia eleição como tranquila e registra 53 trocas de urnas

Tribunal informou que mais de 5 milhões de eleitores estavam aptos a votar no estado e destacou o baixo número de ocorrências durante o pleito

Micael Mourapor em
TRE-GO avalia eleição como tranquila e registra 53 trocas de urnas
Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizou, no fim da tarde deste domingo (4), uma coletiva para apresentar um balanço inicial das eleições de 2026 no estado. Segundo o tribunal, o processo ocorreu de forma tranquila, com poucas ocorrências registradas durante o período de votação.

A presidente do TRE-GO, desembargadora Elizabeth Maria da Silva, afirmou que o estado encerrou o período regular de votação e iniciou a etapa de transmissão e totalização dos votos.

“Encerramos o período regular de votação e iniciamos agora a etapa de transmissão e totalização dos votos.”

Em Goiás, mais de 5 milhões de eleitores estavam aptos a votar, distribuídos em 15.676 seções eleitorais. Até o momento da coletiva, o tribunal havia registrado 53 intercorrências que resultaram na substituição de urnas eletrônicas.

A presidente avaliou o processo eleitoral de forma positiva.

“De maneira geral, nós podemos afirmar que obtivemos 100% de êxito nesse processo eleitoral de 2026.”

Elizabeth Maria da Silva também destacou o fato de ser a primeira mulher da carreira da magistratura a presidir o TRE-GO e ressaltou a participação feminina no eleitorado brasileiro.

Segundo ela, mais de 52% das pessoas aptas a votar são mulheres.

A presidente também agradeceu aos magistrados, servidores da Justiça Eleitoral, integrantes do Ministério Público, forças de segurança, instituições parceiras e mesários que atuaram durante o processo eleitoral.

“As urnas se fecharam. A vontade popular foi manifestada. E agora, cabe à Justiça Eleitoral cumprir com serenidade, transparência, segurança e absoluta fidelidade à missão de fazer com que essa vontade do povo seja conhecida e respeitada por todos.”

Segurança

Durante a coletiva, o desembargador Gerson também apresentou um balanço das ocorrências relacionadas à segurança durante a votação.

Segundo ele, foram registrados 26 termos circunstanciados de ocorrência, considerados de menor gravidade, além de três autos de prisão em flagrante.

“De todas as eleições em que eu participei, parece-me que essa foi a mais tranquila, o que demonstra a responsabilidade, a ordem do povo goiano”, afirmou.

O desembargador também agradeceu aos integrantes da força de segurança criada pelo TRE-GO e aos demais profissionais envolvidos na organização do pleito.

As ocorrências registradas, segundo as informações apresentadas na coletiva, já haviam passado pelo juiz das garantias.

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Eleição TRE-GO urnas

Veja também

Idosa de 85 anos se machuca após escorregar em santinhos perto de local de votação em Pouso Alegre (MG)

acidente

Idosa de 85 anos se machuca após escorregar em santinhos perto de local de votação em Pouso Alegre (MG)

Mulher caiu na calçada de escola em Pouso Alegre e sofreu corte no rosto; bombeiros fizeram atendim...
TRE-DF substitui 14 urnas durante primeiro turno no Distrito Federal

Eleições no DF

TRE-DF substitui 14 urnas durante primeiro turno no Distrito Federal

Justiça Eleitoral também recebeu 2.697 denúncias de propaganda irregular; 906 casos foram encamin...
Tecla número 3 de urna eletrônica é danificada no RS

Eleições 2026

Tecla número 3 de urna eletrônica é danificada no RS

Equipamento estava em seção eleitoral de Candelária; cerca de 18 eleitores já haviam votado
TRE-DF expede seis mandados por propaganda eleitoral irregular no início da votação

TRE-DF

TRE-DF expede seis mandados por propaganda eleitoral irregular no início da votação

Faixas instaladas em locais públicos e santinhos espalhados pelas ruas estão entre as irregularida...
DF registra 35 ocorrências de crimes eleitorais no primeiro turno

Eleições no DF

DF registra 35 ocorrências de crimes eleitorais no primeiro turno

Polícia Militar contabilizou 28 casos e Polícia Civil outros sete; registros feitos pela PF envolv...
Laje de reservatório cede em festa na zona rural de Abadia de Goiás

ACIDENTE

Laje de reservatório cede em festa na zona rural de Abadia de Goiás

Uma vítima ficou em um vão de três metros e foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros
‘Não dar alta’: médica de maternidade em Goiânia vira alvo de denúncia por suposta interferência no voto

Eleições 2026

‘Não dar alta’: médica de maternidade em Goiânia vira alvo de denúncia por suposta interferência no voto

Representação aponta suposta orientação para evitar altas durante o fim de semana eleitoral; hos...
Eleições começam com sete urnas substituídas em Goiás

Eleições 2026

Eleições começam com sete urnas substituídas em Goiás

TRE-GO afirma que votação segue dentro da normalidade; filas são registradas e tribunal realiza t...