quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Eleições 2026

Lula tem chance de virar disputa com Flávio no 2° turno? Analistas avaliam

Pesquisa Quaest mostra o senador do PL com 45% das intenções de voto, contra 44% do petista que tenta recuperar terreno na reta final, mas quase metade diz não votar em Lula

Bruno Goulartpor em
Flávio e Lula
Rejeição continua a ser um dos principais obstáculos para os dois candidatos na reta final da disputa presidencial. Fotos: Vittor Sales e ABr

Bruno Goulart

O presidente Lula da Silva (PT) chega à reta final da disputa presidencial sem conseguir abrir vantagem sobre seu adversário, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A pesquisa Quaest do segundo turno, divulgada nesta quarta-feira (21), mostra o candidato do PL com 45% das intenções de voto, contra 44% do petista. O resultado indica empate técnico e mantém a eleição em aberto, mas também expõe a dificuldade de Lula para transformar a reação de sua campanha em uma vantagem nas pesquisas.

A rejeição continua a ser um dos principais obstáculos para os dois candidatos. Questionados sobre em quem não votariam de jeito algum, 47% dos entrevistados citaram Lula, enquanto 52% rejeitaram Flávio Bolsonaro. Na pesquisa anterior, os índices eram de 53% e 54%, respectivamente. Embora a rejeição ao presidente tenha caído 6 pontos percentuais, quase metade dos eleitores ainda descarta votar no petista.

Para o cientista político Lehninger Mota, ouvido pelo O HOJE, a mobilização da esquerda e de eleitores de centro contrários ao bolsonarismo começou a produzir efeitos. No entanto, o especialista pondera que ainda não é possível afirmar se pode haver uma virada. “Essa pesquisa e algumas outras vêm mostrando que o trabalho de mobilização feito pela esquerda e por pessoas de centro que são antibolsonaristas tem surtido algum efeito. Para cravarmos se esse efeito é suficiente para virar, vai ser muito difícil, porque a disputa vai ser muito parelha”, afirma.

Reação tardia

Um dos pontos destacados por Mota é a percepção dos eleitores sobre os riscos de um novo governo de cada candidato. Segundo o cientista político, a pesquisa voltou a mostrar um cenário em que mais pessoas têm medo de um eventual mandato de Flávio Bolsonaro do que de uma nova gestão de Lula. Para o cientista político, essa diferença pode favorecer o presidente, embora não garanta que os eleitores que temem o senador necessariamente votarão no petista.

“O dado que mostra que Lula pode continuar ou captar uma parte desse voto é que o número de pessoas com medo de um novo mandato de Lula está menor que o de pessoas com medo de um mandato de Flávio Bolsonaro”, explica Mota. Apesar desse cenário, o especialista ressalta que o grupo de eleitores indecisos ou dispostos a mudar de voto é pequeno, o que limita o espaço para alterações expressivas até a votação.

Já o mestre em História e especialista em Políticas Públicas Tiago Zancopé considera possível uma virada de Lula, mas destaca que a reação só veio na reta final. Para Zancopé, o presidente conseguiu acelerar o ritmo da campanha quando a disputa já estava apertada.  “Me parece que o Lula chega com mais vigor. E parece que, para quem está em segundo lugar, dá um ímpeto maior querer passar o primeiro do que o primeiro necessariamente se manter com esse vigor.”

Redes sociais entram no jogo

Zancopé atribui parte da reação petista à maior presença nas redes sociais. Segundo o historiador, o trabalho de apoiadores e de nomes como o deputado federal André Janones (Rede-MG) ajudou a conectar a mobilização digital às atividades nas ruas.

“Me parece que nesses últimos 15 dias o PT decidiu que teria um partido digital para chamar de seu. E talvez um dos grandes construtores desse partido digital tenha sido André Janones”, avalia. Para o especialista, a atuação nas plataformas digitais ajudou a dar mais força à campanha, em um movimento que poderia ter começado antes.

O especialista também avalia que o resultado da eleição deverá provocar uma discussão interna na esquerda, independentemente de quem vencer. Na visão de Zancopé, o partido precisará analisar por que demorou a intensificar a campanha e como poderá melhorar sua organização política.

Para Zancopé, a eleição pode terminar com uma diferença pequena entre os candidatos. “Eu acho que a gente vai ter um resultado ainda mais apertado do que Dilma [Rousseff (PT)] e Aécio [Neves (PSDB)]”, afirma, ao comparar o cenário atual com a disputa presidencial de 2014. Na época, a petista saiu vitoriosa com 51,64% dos votos válidos, enquanto o tucano recebeu 48,36%.

O levantamento entrevistou 2.154 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 17 e 20 de outubro, em todas as regiões do País, e foi encomendado pelo jornal O Globo e pela TV Globo. O nível de confiança é de 95% e o número de identificação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-08535/2026. (Especial para O HOJE)

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Flávio Bolsonaro Lula Segundo turno

Veja também

O que Flávio e Lula devem fazer (eleição de 2022 foi decidida na bala)

OPINIÃO

O que Flávio e Lula devem fazer (eleição de 2022 foi decidida na bala)

É impossível dizer com qualquer grau de certeza quem vai ganhar a eleição presidencial, pois as ...
TSE avalia suspender canais políticos do WhatsApp perto do segundo turno

ELEIÇÕES 2026

TSE avalia suspender canais políticos do WhatsApp perto do segundo turno

Minuta propõe desativar canais com mais de 200 mil seguidores por 72 horas ao redor da votação; s...
Campanhas de Flávio e Lula mobilizam apoiadores nas redes na reta final

Eleições 2026

Campanhas de Flávio e Lula mobilizam apoiadores nas redes na reta final

Com apoio de aliados na coordenação da disputa, presidenciáveis disputam atenção do eleitor nas...
Votar no domingo vale como prova de vida no INSS para aposentados e pensionistas

ELEIÇÕES 2026

Votar no domingo vale como prova de vida no INSS para aposentados e pensionistas

Para eleitores com 70 anos ou mais, o comparecimento às urnas no segundo turno é registrado automa...
Flávio Bolsonaro

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro é único presidenciável a recusar sabatina do SBT

Senador alegou compromissos de agenda para não participar da entrevista
Lula aceita desafio de Flávio e inclui filhos e ex-assessor na proposta de abertura de sigilos

Segundo turno

Lula aceita desafio de Flávio e inclui filhos e ex-assessor na proposta de abertura de sigilos

Campanha de Lula promete resposta ao TSE sobre quebra de sigilos de 20 anos
Celina descarta novo debate com Grass: “Não pretendo encontrar com ele”

POLÍTICA

Celina descarta novo debate com Grass: “Não pretendo encontrar com ele”

Governadora afirma que estratégia é conquistar indecisos e eleitores que votaram em outros candida...
Quaest: Flávio tem 45% e Lula, 44% das intenções de voto no 2º turno

ELEIÇÕES 2026

Quaest: Flávio tem 45% e Lula, 44% das intenções de voto no 2º turno

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) mostra empate técnico entre os candidatos à Presidênci...