O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Dinheiro Público

Após aprovada pela Comissão de Finanças, LOA 2021 segue em tramitação na Alego

Presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), convocou mais uma sessão extraordinária nesta quarta-feira (20/01) para dar continuidade à Lei Orçamentária Anual | Foto: Reprodução/Alego

Postado em 19 de janeiro de 2021 por Carlos Nathan Sampaio
Assembleia Legislativa realiza sessão de abertura dos trabalhos do segundo biênio
Ronaldo Caiado entregou nas mãos do presidente da Casa

Nathan Sampaio

Após adiada para ser votada este ano, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2021 foi aprovada pela Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento na manhã desta terça-feira (19/01), na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Na ocasião, o líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), pediu destaque das emendas apresentadas por Karlos Cabral que, como presidente da Comissão, indeferiu o pedido de destaque e encerrou a reunião com o relatório aprovado pelo colegiado. Bruno pleiteava alterações, nas emendas 1944 e 2064, de autoria de Karlos Cabral e 1945, do deputado Cláudio Meirelles (PTC). 

Já o deputado Cláudio Meirelles invocou o Regimento Interno para demonstrar que é responsabilidade do próprio presidente da comissão definir conclusivamente se caberia ou não o pedido de destaque solicitado pelo líder do Governo. Karlos Cabral ressaltou que desceu à tribuna no intuito de agir democraticamente. “Como eu apresentei a matéria, eu não queria ser acusado de ser totalitário. De acordo com o artigo 36, eu indefiro o pedido de destaque do líder do Governo”. Na sequência, colocou em votação o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), que foi aprovado.   

O relator da LOA na Comissão de Finanças, deputado Chico KGL (DEM) acolheu todas as emendas impositivas apresentadas pelos parlamentares. Apesar disso, a discussão em torno do projeto foi grande e intenso e teve como alvo o orçamento específico da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Presidente da Comissão de Finanças, o deputado Karlos Cabral (PDT) é autor de duas emendas, a de nº 2064, que garante que orçamento destinado à UEG chegue a 2% e a de nº 1944 que destina 2% da receita global do Estado à universidade. O orçamento assegurado na LOA para a UEG é de R$ 358 milhões. Com a emenda apresentada por Kabral, o orçamento da universidade chegaria a R$ 600 milhões.

O presidente de mesa diretora, Lissauer Vieira (PSB), convocou nova sessão extraordinária para esta quarta-feira (20) às 11 horas, para que a LOA siga sua tramitação. 

Com informações da Alego

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também