O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
volta ao mercado

Texaco retorna ao Brasil após 16 anos

Novo modelo de negócio coloca revendedores como principais investidores dos postos

Vinicius Limapor Vinicius Lima em 5 de novembro de 2024
texaco
Primeira unidade Texaco foi inaugurada em Palhoça, SC | Foto: Reprodução

A Ipiranga, distribuidora de combustíveis do grupo Ultra, está trazendo de volta os postos Texaco ao Brasil, após 16 anos. A primeira unidade foi inaugurada na última quinta-feira (31) em Palhoça, Santa Catarina. A Texaco, uma marca da petroleira americana Chevron, saiu do mercado brasileiro em 2008, quando seus cerca de 2 mil postos foram adquiridos pelo grupo Ultra e rebatizados como Ipiranga.

Postos Texaco devem surgir em São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos meses

O novo acordo de licenciamento foi fechado em maio deste ano, e a Ipiranga planeja abrir mais postos Texaco em São Paulo e no Rio de Janeiro nos próximos meses. A novidade no retorno da marca está no modelo de negócio: agora, os revendedores são os principais investidores na infraestrutura dos postos, e não mais a distribuidora.

Bárbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga, explicou que o novo formato proporciona mais autonomia para os revendedores, já que eles não ficam presos a contratos longos para compensar o investimento inicial. A Ipiranga continuará responsável pelo fornecimento de combustíveis e campanhas publicitárias, enquanto os revendedores ganham exclusividade em suas regiões.

Esse modelo permite que tanto grandes redes quanto pequenos revendedores interessados possam voltar a operar postos Texaco, desde que atendam ao perfil de consumo esperado pela marca.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também