Texaco retorna ao Brasil após 16 anos
Novo modelo de negócio coloca revendedores como principais investidores dos postos
A Ipiranga, distribuidora de combustíveis do grupo Ultra, está trazendo de volta os postos Texaco ao Brasil, após 16 anos. A primeira unidade foi inaugurada na última quinta-feira (31) em Palhoça, Santa Catarina. A Texaco, uma marca da petroleira americana Chevron, saiu do mercado brasileiro em 2008, quando seus cerca de 2 mil postos foram adquiridos pelo grupo Ultra e rebatizados como Ipiranga.
Postos Texaco devem surgir em São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos meses
O novo acordo de licenciamento foi fechado em maio deste ano, e a Ipiranga planeja abrir mais postos Texaco em São Paulo e no Rio de Janeiro nos próximos meses. A novidade no retorno da marca está no modelo de negócio: agora, os revendedores são os principais investidores na infraestrutura dos postos, e não mais a distribuidora.
Bárbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga, explicou que o novo formato proporciona mais autonomia para os revendedores, já que eles não ficam presos a contratos longos para compensar o investimento inicial. A Ipiranga continuará responsável pelo fornecimento de combustíveis e campanhas publicitárias, enquanto os revendedores ganham exclusividade em suas regiões.
Esse modelo permite que tanto grandes redes quanto pequenos revendedores interessados possam voltar a operar postos Texaco, desde que atendam ao perfil de consumo esperado pela marca.