Em Brasília, parlamentos do G20 reforçam compromisso com combate à fome, pobreza e mudanças climáticas
Encontro reuniu chefes de parlamentos dos países mais ricos do mundo
A Declaração Final da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), divulgada na última sexta-feira (8/11), destacou o compromisso dos parlamentares em enfrentar desafios como a fome, pobreza e mudanças climáticas, além de defender a reforma da governança global. Realizado entre os dias 6 e 8 de novembro, em Brasília, o encontro teve como lema “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável” e reuniu chefes de parlamentos dos países mais ricos do mundo.
O documento apresentado organizado em três eixos temáticos – combate à fome e pobreza, desenvolvimento sustentável e reforma da governança global – será apresentado na próxima cúpula do G20 no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 deste mês. O evento reunirá chefes de estados das 20 maiores economias do mundo. O presidente americano Joe Biden confirmou presença.
Leia mais: G20: reunião irá decidir sobre taxação dos super-ricos
Ações definidas pelos parlamentos do G20
No texto, é enfatizada ações como a segurança alimentar, inclusão social e o apoio ao financiamento climático. A presidente da União Interparlamentar, Tulia Ackson, apelou pela responsabilização dos parlamentares para garantir que os compromissos saiam do papel.
A declaração também abordou o uso ético e responsável de novas tecnologias, como inteligência artificial, e defendeu a reforma do Conselho de Segurança da ONU e da Organização Mundial do Comércio (OMC), visando maior transparência e atenção aos países em desenvolvimento.
O próximo encontro do P20 será realizado na África do Sul em 2025.