O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
TOP 10

A melhor universidade da América Latina é do Brasil; saiba qual

Instituição federal se destacou em ranking mundial, e outras quatro universidades brasileiras foram classificadas as 10 melhores da região

Postado em 11 de novembro de 2024 por Thais Aires

A Universidade de São Paulo (USP) foi novamente classificada como a melhor instituição de ensino superior da América Latina e do Caribe, segundo a 14ª edição do QS World University Ranking, divulgada no início de outubro. A avaliação globalmente reconhecida apontou ainda que o Brasil manteve forte presença no top 10 latino-americano, com quatro universidades nacionais entre as melhores.

A lista das três melhores universidades da América Latina e do Caribe manteve-se inalterada em relação ao ano anterior. Além da USP, que ocupa o topo com uma pontuação perfeita de 100, o ranking trouxe a Pontifícia Universidade Católica do Chile em segundo lugar e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em terceiro, esta última com uma pontuação de 99,2.

No Brasil, além da USP e da Unicamp, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) alcançou a quinta posição, melhorando sua colocação anterior, assim como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), que subiu para oitava colocação, consolidando o domínio brasileiro entre as universidades de destaque na América Latina.

Avanços nas notas e critérios de avaliação

A QS World University Rankings avalia 437 instituições da América Latina e Caribe com base em critérios como reputação acadêmica, qualidade do ambiente de ensino, impacto da pesquisa e nível de internacionalização. O estudo considerou aspectos como a colaboração acadêmica internacional, volume de citações em publicações científicas e a quantidade de alunos por professor. A UFRJ, que agora conta com nota 94, e a Unesp, com 92, apresentaram crescimento em suas avaliações comparado ao ano passado, consolidando a importância das universidades brasileiras no cenário latino-americano.

USP se mantém como a melhor universidade da América Latina –
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Universidades brasileiras também no top 50 da América Latina

O ranking também listou outras instituições brasileiras entre as 50 melhores da América Latina. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aparece em 13º lugar, seguida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 14º e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 16º. Outras universidades brasileiras no top 50 incluem a Universidade de Brasília (UnB), em 25º lugar, e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 49º.

A posição da USP no ranking global

No contexto mundial, a USP figura entre as 100 melhores universidades do mundo, ocupando a 92ª posição nesta edição do ranking, uma queda em relação ao 85º lugar do ano anterior. Mesmo com o decréscimo, a universidade mantém seu destaque global, sendo a única instituição da América Latina com esta posição. A Unicamp e a UFRJ também tiveram desempenho notável, representando o Brasil em um cenário de excelência e projeção acadêmica mundial.

 

 

 

 

 

Leia também: MEC estuda utilizar Enem como certificado de ensino médio em 2025

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também