Quinta-feira, 28 de março de 2024

Investir em uma franquia do setor de saúde é um bom negócio

Por Faisal Ismail Para muitas pessoas, é extremamente comum associar o setor de franquias especificamente ao mercado de alimentação. Obviamente, há uma

Postado em: 04-06-2022 às 05h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Investir em uma franquia do setor de saúde é um bom negócio

Por Faisal Ismail

Para muitas pessoas, é extremamente comum associar o setor de franquias especificamente ao mercado de alimentação. Obviamente, há uma série de outros segmentos da economia que se valem desse modelo de negócios para expandir atuação de maneira uniforme. E um deles é o de saúde. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde, beleza e bem-estar atingiu crescimento superior a 10,5% em 2021. 

Faisal Ismail

As franquias de saúde se mostram como um segmento de alta necessidade. Do ponto de vista do consumidor, são um ótimo negócio uma vez que as marcas costumam oferecer serviços a preços mais econômicos do que clínicas particulares e convênios médicos. 

Continua após a publicidade

No caso dos profissionais, são negócios interessantes, por exemplo, para quem está entrando no mercado e deseja ter o próprio negócio com vantagens especiais, como treinamento, suporte constante e infraestrutura. Também é uma alternativa interessante para quem se dedicou à formação e especialização na área de saúde, mas não conseguiu dedicar tempo aos temas relacionados à gestão de um negócio. 

Dentre os possíveis negócios em que se pode investir no segmento de saúde, beleza e bem-estar há as franquias de clínicas odontológicas. Esse é um mercado particularmente interessante, visto que uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia apontou que nove em cada dez brasileiros pensam que é necessário ir ao dentista com regularidade e que 70% das pessoas frequentam o dentista. Uma outra pesquisa, feita pelo Ministério da Saúde, indica que a busca por tratamentos odontológicos cresceu cerca de 30% e as estimativas apontam que mais de 50% dos cidadãos necessitam de tratamento dentário. 

O Brasil é um dos destaques no tratamento dentário no mercado mundial. Temos profissionais excelentes, capazes de prover os melhores tratamentos à população. Fazer isso sozinho, em uma clínica própria, acaba se tornando muito mais difícil. Há limitações na atuação do profissional, que, muitas vezes, precisa fazer o primeiro atendimento para o orçamento, planejar os tratamentos, executá-los, cuidar da gestão da clínica, lidar com fornecedores, trabalhar o marketing, ajustar finanças do negócio e, muitas vezes, até coordenar os agendamentos. 

Se atuar no franchising for uma possibilidade, o cenário muda completamente. Isso, porque a gama de serviços ofertados pode ser ampliada, o franqueado conta com uma equipe totalmente treinada na unidade para suporte às atividades cotidianas, há uma franqueadora com expertise na área e processos bem definidos para respaldar as atividades da unidade franqueada, com uma gestão fica simplificada. Além disso, há a questão da credibilidade relacionada a uma marca já estabelecida no mercado, em crescimento constante, que aprimora com frequência as suas práticas. Em muitos casos, ainda existe a vantagem da realização das compras em rede, que torna o valor dos insumos mais vantajoso. 

Outro aspecto interessante é que pesquisadores do setor de negócios e empreendedorismo apontam que o modelo de franquias é benéfico especialmente para dentistas recém-formados. Isso porque as chances de falhas se tornam menores e a possibilidade de que aquele novo profissional seja bem-sucedido cresce proporcionalmente. 

É claro que investir em uma franquia do setor de odontologia vai exigir trabalho, atenção, disciplina, atendimento humanizado. Porém, é possível alcançar uma boa lucratividade com um negócio nesse segmento. Só é preciso se dedicar para prosperar!

Faisal Ismail é odontólogo, sócio-fundador e presidente de uma rede de franquias de clínicas odontológicas

Veja Também