Morre Andy Rourke, baixista do The Smiths, aos 59 anos

O músico estava enfrentando um câncer no pâncreas

Postado em: 19-05-2023 às 13h13
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre Andy Rourke, baixista do The Smiths, aos 59 anos
The Smiths conquistou diversos fãs de rock alternativo ao redor do mundo | Foto: Reprodução

Triste notícia para os fãs da banda The Smiths. O baixista Andy Rourke, de 59 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (19/5). A informação foi confirmada por Johnny Marr, guitarrista do grupo de rock. O músico estava enfrentando um câncer no pâncreas.

“Com profunda tristeza anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com câncer de pâncreas”, revelou Marr em publicação feita no Instagram.

O guitarrista aproveitou o momento para compartilhar diversas imagens dele e do amigo durante as apresentações. Apesar de terem divido os palcos juntos, a dupla se conhecia bem antes, quando ainda estavam na escola em 1975. Em declaração, Johnny ressaltou que o baixista sempre será lembrado com muito carinho e pediu para que os dessem privacidade durante esse período.

Continua após a publicidade

“Nós éramos melhores amigos e fazíamos tudo juntos. Andy será lembrado como uma alma gentil e bela por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs. Pedimos privacidade nesse triste momento”, informou.

The Smiths conquistou diversos fãs de rock alternativo ao redor do mundo. O grupo britânico lançado em 1982 era formado por Morrinsey (vocalista), Johnny Marr (guitarra e teclado), Andy Rourke (baixo), Mike Joyce (bateria) e ficaram conhecidos pelos seus maiores singles, sendo eles: “Heaven Knows I’m Miserable Now”, “How Soon Is Now” e “Reel Around The Fountain” e “William, It Was Really Nothing”. Devido a discordâncias mútuas e atritos, a banda decidiu se separar e setembro de 1987.

Outros membros da banda também vieram a público lamentar o falecimento do músico. “Ele foi não apenas o baixista mais talentoso com quem já tive o privilégio de tocar, mas também o cara mais doce e engraçado que já conheci”, afirmou Mike Joyce, ex-baterista do The Smiths.

Veja Também