Aplicativos ajudam aliviar o orçamento do consumidor

Na luta para fazer o dinheiro render, especialistas criam aplicativos que ajudam a pesquisar e comparar preços

Postado em: 21-05-2016 às 00h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aplicativos ajudam aliviar o orçamento do consumidor
Na luta para fazer o dinheiro render, especialistas criam aplicativos que ajudam a pesquisar e comparar preços

RHUDY CRYSTHIAN

Ter que ir até as lojas ou supermercados para analisar onde a economia ganha é algo cansativo e que demanda tempo, dinheiro e risco no trânsito. “Algumas vezes, o gasto com as pesquisas pessoalmente torna-se maior do que se tivesse comprado no primeiro local”, pondera o economista, Marcus Antônio Teodoro. Nesse cenário, surgem os aplicativos que podem ser uma ‘mão na roda’.

Eles existem para facilitar as decisões do dia a dia, que ajudam a comparar preços no supermercado, na hora de comprar eletrônicos, remédios, postos de combustíveis, passagens aéreas. No mundo tecnológico os goianos fazem bonito. O último lançamento foi um aplicativo que compara preços de itens de supermercado. 

Continua após a publicidade

Criado nas horas vagas pelo funcionário público e especialista em tecnologia da informação, Danilo Adorni, 39, o Melhor Preço Goiânia busca na lista de compra selecionada pelo usuário o local mais barato onde comprar aqueles itens. São pesquisados 170 produtos desde sabão a alimentos e produtos de higiene pessoal. 

Em menos de 15 dias o app já conta com mais de 200 downloads. Inicialmente está disponível somente para dispositivos Android. O criador do app busca agora parcerias para disponibilizá-lo para IOS. “Além de fazer um ranking do local mais barato para realizar a compra, o usuário também pode selecionar um item especificamente que deseja saber onde tem a opção mais barata”, explica. 

Construção

Outro dispositivo criado compara preços de lojas de materiais de construção da região metropolitana. Uma plataforma desenvolvida pelo administrador de empresas Glauco Almeida de Oliveira, 31, tem o objetivo de facilitar o trabalho de quem precisa construir, ampliar ou fazer apenas pequenos serviços de reforma em casa. 

Chamado de Valor da Construção, possibilita que o usuário pesquise preços de materiais de construção em estabelecimentos diferentes. Com isso, a expectativa é aumentar o volume de negociações e, consequentemente, reduzir o valor dos produtos para o consumidor. 

O app não é focado já no cliente fixo e sim proporcionar que os comerciantes consigam novos clientes por meio da internet. Além de ser uma ferramenta de busca de preços, a startup também é uma forma de divulgação, um canal de publicidade da empresa.

Abastecimento 

Dos mesmos criadores do iList Touch, a empresa oferece ao público um buscador de preços de combustível, Onde Abastecer. Com ele você pode descobrir o preço dos combustíveis de postos de abastecimento próximos, podendo assim sempre escolher o mais econômico.

Ele é a mais completa fonte de preços desta categoria no Brasil, com uma lista atualizada semanalmente com base no Levantamento Semanal de Preços de Combustíveis, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

Identifica os postos mais próximos por meio da localização do usuário (feita por GPS ou a triangulação de antenas). A grande vantagem é que armazena as informações permitindo ser usado sem consumir tráfego de banda. Esse último não foi criado por um goiano, mas já existem estudos em andamento para o desenvolvimento de apps similares na terra do pequi. 

Veja Também