Credeq atende com capacidade máxima

O Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia, inaugurado há um mês, já preencheu

Postado em: 28-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Credeq atende com capacidade máxima

O Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia, inaugurado há um mês, já preencheu toda capacidade permitida de pacientes, na primeira etapa de abertura. A unidade está com 25 pacientes homens, entre 26 e 51 anos, em internação nas unidades terapêuticas residenciais (UTR), acompanhados pela equipe multiprofissional. Estão previstas novas internações, ainda nessa semana.

O Credeq conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, profissional de educação física e musicoterapeuta. O tratamento vai além dos cuidados médicos e de enfermagem. Toda equipe multiprofissional faz um trabalho terapêutico, visando atender as necessidades particulares de cada pessoa. 

Além de abordar as necessidades individuais, são desenvolvidas atividades de “treinamento de habilidades”, “prevenção de recaída”, atividades para a reabilitação, estimulação cognitiva e autoconhecimento, atividades de reinserção social, atendimentos familiares e atividades esportivas (caminhadas, corridas, futebol, jogos de tabuleiro, natação, entre outras).

Continua após a publicidade

O paciente S.S., de 30 anos, que não quer ser identificado, é da Região Leste de Goiânia e chegou ao Credeq, há quase duas semanas, debilitado pelo vício em álcool e outras drogas. “Eu cheguei aqui por meio do Caps. Estava magro, passava noites sem dormir, bebendo e consumindo droga. Quando tomei a decisão de vir para internação, queria ser ajudado. Felizmente estou sendo tratado muito bem, por excelentes profissionais e me sinto melhor a cada dia”, relata.

Este é o primeiro tratamento de dependência química de S.S. O paciente abriu mão de seus pertences e de sua residência alugada, em busca de recuperação. O convívio com os outros colegas de internação tem ajudado na evolução do tratamento, já que o ambiente propicia a união e o companheirismo. “Quando a pessoa está no mundo das drogas, esquece até de si mesma, que tem outras pessoas que querem o bem dela e se sente em um mundo obscuro. Aqui, estou reaprendendo a viver, como se estivesse nascendo de novo. Esse ambiente faz com que eu não tenha vontade de usar mais drogas”, diz. 

Para o psicólogo e supervisor multiprofissional do Credeq, Marcus Klein, embora os pacientes tenham demonstrado satisfação com a unidade, o momento é de manter a excelência. “Antes da inauguração, planejamos a atuação de nossos serviços e neste primeiro mês isso aconteceu de maneira positiva. Agora é o momento de avaliações e o que precisamos melhorar no plano terapêutico aos pacientes, aumentar a qualidade das atividades e organizar mais as ações internas”, pontua. (Goiás Agora) 

Veja Também