Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Senador Canedo sofre com a falta d’água

Bairros das regiões mais altas são os mais afetados com a falta de abastecimento

Postado em: 11-08-2016 às 06h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Senador Canedo sofre com a falta d’água
Bairros das regiões mais altas são os mais afetados com a falta de abastecimento

Moradores de Senador Canedo, município da Região Metropolitana de Goiânia, voltaram a conviver com a falta d’água. Apesar de a Agência de Saneamento da cidade, a Sanesc, ter adiantado ao O HOJE, em junho deste ano, a adoção de medidas para evitar o caos, o sofrimento continua.
As regiões mais altas da cidade são as que mais sofrem com o problema. Foi transportando água de casa para a padaria que o microempresário, Fidelcino de Barros Ferreira Júnior, 32, conseguiu inaugurar o estabelecimento comercial no Residencial Paraíso. “Eu abri aqui na sexta-feira e trouxe água de casa porque aqui não tinha”, relata.
No mesmo bairro, o comerciante, Antonilson Barbosa, 43, conta que o problema foi mais crítico em 2015, mas já ouviu relatos de falta d’água. “Aqui eu não uso muita água. Mas semana passada teve alguns dias sim de falta d’água”, diz.
Em outra região do município, no Jardim das Oliveiras, a comerciante, Maria do Socorro Silva Caetano, 45, afirma que na semana passada teve prejuízo em alguns dias devido à falta d’água. “Tenho uma lanchonete na frente de casa e quando a água falta eu já sei porque a lanchonete é ligada direto, não tem caixa d’água. Semana passada faltou água alguns dias. As pessoas já têm receio de comer na rua e vê um lugar sujo, é difícil”, reclama.
No mês de junho, a reportagem de O HOJE apurou os investimentos que estavam sendo feitos para evitar a seca que castigou os moradores da cidade em 2015. À época, o presidente da Sanesc, Mauro Reis Guaracy, afirmou que a agência estava pleiteando a outorga para captação no Rio Caldas a fim de ampliar a oferta do recurso.

Crise
Em 2015, o município chegou a decretar estado de calamidade e caminhões pipas foram utilizados para minimizar a deficiência no abastecimento.
Senador Canedo conta com uma adutora de 200 mm ligando a represa da Emgopa até a ETA Bonsucesso. Também duas barragens para armazenamento de água bruta, uma no Ribeirão Lajinha e outra no Ribeirão Bonsucesso. O município possui quatro captações de superfície: Ribeirão Laginha, Ribeirão Bonsucesso, Ribeirão Lageado e Ribeirão Sozinha. Além de 54 poços artesianos. Entre 2013 e 2016 o número de clientes aumentou 44,5%.
O diretor técnico operacional da Sanesc, Joel Gomes da Silva, argumentou que o Jardim Todos os Santos e o Residencial Paraíso estão entre os bairros com maior regularidade no abastecimento. Ele afirma que investimentos estão sendo feitos para que os setores mais críticos não passem pelo mesmo problema do ano passado. “Já é previsto nesta época alguns bairros ficarem com o abastecimento de água mais fraco. Então, já estamos providenciando melhorias, instalando as adutoras pequenas para levar água para esses bairros. Com essa providência nós não vamos ter essa falta d’água como no ano passado”, acredita.
 

Veja Também