Greve dos bancos se aproxima de um mês

Iniciada no dia 6 de setembro, a greve dos bancários tem causado inúmeros transtornos a população

Postado em: 27-09-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Greve dos bancos se aproxima de um mês
Iniciada no dia 6 de setembro, a greve dos bancários tem causado inúmeros transtornos a população

Wilton Morais

Iniciada no dia 6 de setembro, a greve dos bancários tem causado inúmeros transtornos a população. Somente em Goiânia, o Procon Goiás registrou autuações contra a Caixa Econômica Federal por falta de envelopes nos caixas automáticos em duas agências no Jardim Goiás e no Jardim Europa. A paralisação deste ano poderá ser de mais que 30 dias, a maior dos últimos anos. 

De acordo com o representante do Sindicato dos Bancários (Seeb/GO), José Fernandes da Silva, os gerentes que estão trabalhando nas agências estão norteados a repor os envelopes. “Orientamos que esse trabalho seja feito e não prejudique a sociedade. Pode ser uma negligencia da instituição, e claro que a greve prejudica, mas estamos trabalhando para evitar grandes transtornos”, explica.

Continua após a publicidade

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foi notificada sobre as infrações cometidas pelos Bancos, bem como da responsabilização dos prejuízos sofridos pelos consumidores. Conforme a superintendente do Procon, Darlene Araujo as medidas do órgão foram aplicadas por meio de denúncia de  consumidores que informaram que as agências não possuíam envelopes. 

“Durante toda a greve deste ano, verificamos que sete agências de Goiânia, não possuíam os envelopes. Uma ação civil pública também foi ajuizada a Febraban, solicitando o reparo e a disposição de cédulas nos caixas eletrônicos, que devem garantir o recurso mínimo para o consumidor”, disse.  “A informação da Associação de Bancos de Goiás (Asban), é que com o aumento da demanda nos caixas eletrônicos o consumo exagerado de envelopes caucionaram o esgotamento em algumas agências”, conclui a superintendente.

Paralisação 

A última greve dos bancários permeou por 21 dias, em outubro do ano passado. A ocasião, a Fenaban propôs um reajuste de 10% em oposição a 16% exigidos pela categoria. Conforme a Seeb/GO, a paralisação deste ano poderá ser maior que a passada e poderá permear mais que 30 dias.

Ainda ontem (26), os bancários se reuniram para realizar levantamento sobre os efeitos da greve no país, definir próximos passos da paralisação. Somente em Goiás 75% das redes privadas e oficiais estão paradas, alerta o sindicato dos bancários. Já a ultima reunião de negociação só foi realizado no inicio da greve, no dia 8 de setembro.

Veja Também