Praça do Sol deve ficar pronta até o fim do mês

Acessibilidade, espaço para cães e turismo serão destaques do novo ambiente

Postado em: 14-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Acessibilidade, espaço para cães e turismo serão destaques do novo ambiente

Wilton Morais

A prefeitura de Goiânia irá inaugurar no dia 24 de outubro, data de celebração do aniversário da Capital, a Praça do Sol, localizada em frente a Rua 9 no setor Oeste. Conforme a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), as obras seguem em ritmo normal. Parquinho para crianças e calçadas estão prontos. Play Dog e espaço para ginástica estão em fase avançada e devem ser instalados próximo a data de inauguração.

Conforme a educadora industrial Renata Aurelio, anterior a reforma, a praça era marcada pela dificuldade de locomoção e o difícil acesso. “Está realmente muito diferente, facilitou de mais o acesso, uma boa revitalização. Não parece ser a mesma praça”, avalia.

Continua após a publicidade

Para Marco Aurélio proprietário há 20 anos de um Pit Dog na praça, a reforma do ambiente trará maior conforto a população. “Aqui estava inadequado, pouca iluminação, cheio de moradores de rua. Com a reforma, teremos uma nova identidade. Os canteiros que estavam abandonas, hoje estão bem cuidados”, afirma Aurélio.

De acordo com o presidente da Comurg, Edilberto Dias, o monumento ‘Eu amo Goiânia’ marca a característica de uma praça turística na cidade. “No entorno de dois quilômetros, onde se encontra a rede hoteleira da Capital e a feira de domingo, são aspectos que atraem os turistas. Essa será uma praça que irá se destacar pela acessibilidade. A academia, por exemplo, possui aparelhos para jovens e idosos”, informa Edilbeto.

Segundo o encarregado de equipe da Comurg, Alberto Neri, o piso emborrachado no parquinho da praça está finalizado e auxiliará o lazer de crianças portadoras de necessidades especiais. “Esse material irá impedir que as crianças se machuquem, amortecendo quedas. Se estragar facilmente é por conta de vandalismo, é um bom material”, explica.

Pet Play 

Outro atrativo da reforma é o Pet Play, o canteiro proporcionará um ambiente para cães poderem brincar. O aposentado Almir Lopes, conta que o espaço será um ambiente agradável para seus cachorros que vivem em apartamento. “Só espero que eles não briguem lá dentro”, brinca. De acordo com a Comurg, o local não deve trazer transtornos de mau cheiro. Um praçeiro será responsável pelo zelo do local. 

Investimento

O valor estimado para obra foi de R$ 2 milhões, e a Comurg ainda não possui dados exatos do valor gasto. A Praça do Sol irá contar com iluminação de led e irrigação para plantas. “Utilizamos materiais de qualidade, investimos em pedras de granito. A praça também será a primeira com pé de pequi plantado, em Goiânia”, disse o presidente da Comurg. 
 

Veja Também