Cirurgia de aplicação de expansores de pele em gêmeas siamesas acontece sem complicações

Cirurgia durou três horas e, em 30 dias, gêmeas paulistas devem receber mais três ou quatro expansores, que servem para cobrir parte das cicatrizes

Postado em: 30-06-2021 às 15h30
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Cirurgia de aplicação de expansores de pele em gêmeas siamesas acontece sem complicações
Cirurgia durou três horas e, em 30 dias, gêmeas paulistas devem receber mais três ou quatro expansores, que servem para cobrir parte das cicatrizes | Foto: divulgação

O cirurgião pediátrico Zacharias Calil e parte de sua equipe realizaram, sem complicações, a primeira cirurgia para colocação de expansores de pele nas gêmeas siamesas paulistas Valentina e Heloá. O procedimento aconteceu na manhã desta quarta-feira (30/06), no Hospital Materno Infantil. Ao final, Zacharias falou à imprensa informando que correu bem o procedimento e que as meninas ficarão na UTI por dois dias para acompanhamento pós operatório.

“A cirurgia foi um sucesso, ocorreu tudo dentro do previsto, conseguimos colocar três expansores, dois na frente e um mais em baixo, no abdômen. Elas reagiram muito bem a anestesia e cirurgia”, observou o cirurgião.

Com a companhia dos pais, Fernando dos Santos e Waldirene Prado, as gêmeas de 1 ano e 8 meses continuarão internadas na UTI para recuperação total, retornando depois a Morrinhos, onde estão morando com os pais desde outubro do ano passado, a fim de ficarem mais próximo de Goiânia.

Continua após a publicidade

A próxima etapa, para colocação de mais três ou quatro expansores, está prevista para daqui 30 dias. Quando o ganho de pele atingir o ponto ideal será realizada a cirurgião de separação de Heloá e Valentina, o que só deverá acontecer três meses ou mais após a implantação dos expansores.

A colocação de expansores serve para expandir a pele até o ponto ideal para cobrir as cicatrizes consideradas grandes geradas no processo cirúrgico. Este é o segundo procedimento como preparação para a cirurgia de separação das irmãs nascidas na cidade de Guararema, no interior de São Paulo. No dia 27 de maio elas passaram por uma cirurgia para correção de uma anomalia intestinal.

Veja Também