Prefeitura deixa de realizar testagem na Educação este mês

Foram realizados somente 2.848 testes na Educação

Postado em: 10-09-2021 às 10h29
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura deixa de realizar testagem na Educação este mês
Foram realizados somente 2.848 testes na Educação | Foto: Reprodução

Após realizar cinco testagens ampliadas de antígeno contra a Covid-19 no mês de agosto e ter anunciado testagens ampliadas semanais nas Coordenadorias Regionais de Educação para todos os servidores que atuam nas unidades de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia ainda não realizou testes neste mês.

Em julho, o secretário Municipal de Saúde, Durval Pedroso afirmou que seriam disponibilizados mil testes para cada regional. “Nossas equipes vão testar as comunidades escolares às terças e quintas-feiras e, assim, teremos como identificar as pessoas assintomáticas, colocá-las em isolamento e, com isso, quebrar a cadeia de transmissão do novo coronavírus”, garantiu o secretário na época.

Segundo dados da pasta, entretanto, até agora, foram realizados somente 2.848 testes, com 57 resultados positivos, o que resulta em uma taxa de positividade de 2%. As testagens ocorreram nos dias 17, 19, 24, 27 e 31 de agosto e testaram, respectivamente, 342, 579, 542, 885 e 590 servidores. Os resultados positivos foram respectivamente de 2, 7, 9, 25 e 14 nas cinco datas. Ao O Hoje, a SME informou que o índice de positividade encontrado foi bem abaixo das testagens realizadas na população em geral, que é de 7 a 10% de casos positivos. Segundo a Secretaria, até ontem (09), 20.112 profissionais da Educação já completaram o ciclo vacinal com a aplicação da segunda dose.

Continua após a publicidade

Preocupação

Ao jornal O Hoje, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), afirmou ver a situação da não realização da testagem com preocupação. “No final da semana já houve muitos casos surgindo. A situação é extremamente complicada e não dá para olhá-la com normalidade, porque na mesma hora em que a pessoa pode não ter sintomas graves, ela pode contaminar centenas de outras e inclusive ir à óbito”, pontuou Bia de Lima, presidenta do Sintego e da CUT Goiás.

Segundo a presidenta do Sintego, o Sindicato está tentando uma audiência com o Secretário Municipal de Educação para tratar desta e outras questões. “Precisamos cobrar o que foi acertado conosco, que foram as testagens, os equipamentos de proteção individual (EPI) e a manutenção dos distanciamentos. Além disso, há ainda a antecipação da 2ª dose da vacina, que foi algo cobrado por nós desde o início e que chegou a ser falado que ocorreria, mas que não aconteceu. Precisamos acudir os profissionais da Educação”, finalizou Bia.

Testagem

Com relação à testagem ampliada da população em geral, dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia apontam que, as testagens realizadas já em setembro, nos três primeiros dias do mês, indicaram uma taxa de positivos de 5,2%. Das 5.320 pessoas testadas, 275 testaram positivo para a Covid-19. Nas duas testagens ampliadas anteriores, realizadas no mês de agosto, foram testadas 5.271 e 6.036 pessoas. O resultado foi 297 e 323 positivos, o que representa 5,6% e 5,4% da população testada, respectivamente.

A Prefeitura de Goiânia realizou essa semana mais uma rodada de testagem ampliada. A ação aconteceu na modalidade drive-thru, no estacionamento do Parque Mutirama, região central da Capital, das 08h às 16h e não foi necessário agendar previamente. (Maiara Dal Bosco, Especial para O Hoje)

Veja Também