Prefeitura quer ampliar Área Azul em 2022; saiba quais bairros serão afetados

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) deve divulgar nesse ano um edital com processo licitatório para a escolha da empresa responsável.

Postado em: 21-12-2021 às 08h48
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura quer ampliar Área Azul em 2022; saiba quais bairros serão afetados
A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) deve divulgar nesse ano um edital com processo licitatório para a escolha da empresa responsável | Foto: Jota Eurípedes

A Prefeitura de Goiânia pretende implantar novos estacionamentos rotativos pagos, conhecidos como Área Azul, em diferentes bairros da capital, e ampliar os já existentes no Centro e no Setor Campinas. A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) deve divulgar, ainda esse ano, um edital com processo licitatório para a escolha da empresa que vai operar a tecnologia escolhida.

Leia também: Uso da Área Azul em Goiânia despenca na pandemia

Segundo o secretário-executivo da SMM, Ciro Meireles, o projeto deve estender as vagas rotativas a bairros como Bueno, Oeste, Marista e Jardim Goiás, além de implementar uma forma mais tecnológica de pagamento e de fiscalização de veículos. De acordo com o secretário, a Área Azul atual é falha, devido às inúmeras falhas e ocupação de vagas acima do tempo permitido. As informações foram dadas em entrevista ao jornal O Popular.

Continua após a publicidade

Esta é a quarta vez que uma gestão municipal tenta ampliar a Área Azul e reorganizar seu sistema de pagamento. Em 2020, ainda na gestão de Iris Rezende, planejava-se substituir os talões manuais por um serviço de pagamento via aplicativo. Uma licitação chegou a ser aberta, mas não teve prosseguimento.

Em agosto desse ano, no decorrer do debates sobre o novo Código Tributário, a Prefeitura sugeriu a isenção do Imposto de Transmissão de Imóvel (ISTI) para empresários que fizessem a primeira aquisição de garagem convencional ou subterrânea no Setor Central, como forma de estimular a criação de novas vagas de estacionamento na região.

Leia também: Goiânia estimula criação de vagas de estacionamento na Região Central

Edital

A Secretaria Municipal de Mobilidade deve divulgar, ainda neste ano, um edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para participação de projetos e empresas com estudos e soluções tecnológicas de gestão, operação, manutenção e expansão da Área Azul.

A partir do PMI, a Prefeitura poderá escolher a proposta que mais se adequa à política desejada, que é de expansão da Área Azul e maior eficiência na rotação de vagas. Atualmente existem 3.678 vagas nos setores Central e Campinas.

Veja Também