Livro de fotógrafa goiana usa imagens para retratar e denunciar violência contra a mulher

De autoria de Iasmim Kudo, a obra ‘Reflete em Mim’ será lançada no dia 25 de março, no Café Biano

Postado em: 08-03-2022 às 15h26
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Livro de fotógrafa goiana usa imagens para retratar e denunciar violência contra a mulher
De autoria de Iasmim Kudo, a obra ‘Reflete em Mim’ será lançada no dia 25 de março, no Café Biano | Foto: Iasmim Kudo

O livro ‘Reflete Em Mim’, de autoria da fotógrafa goiana Iasmim Kudo, é uma obra que retrata, por meio de fotografias, a violência contra as mulheres em suas mais diversas formas. O lançamento será no dia 25 de março, às 19h30, no Café Biano, em Goiânia. Com o uso de elementos como corda, saco, corrente, garrafa quebrada, arame farpado, panos e maquiagem, retrata as dores de mulheres de diferentes idades e classes sociais que já foram vítimas não apenas de agressões físicas como também de violência verbal e psicológica.

O projeto tem como objetivo algo além do que apenas contextualizar a violência contra a mulher por meio de imagens, mas também usa fotografias e emoções para resgatar individualidades, denunciar a realidade de tantas mulheres que têm sua autoestima destruída pela violência, reforçar a luta contra a opressão e fortalecer a iniciática de denúncia e de proteção à vulnerabilidade feminina.

Além disso, partindo da premissa de que a violência nem sempre produz resultados aparentes e sequer chega a ser percebida ou relatada por grande parte das vítimas, a obra tem como objetivo demonstrar o quanto a violência silenciosa e invisível é devastadora.

Continua após a publicidade

Segundo Iasmim, as fotografias têm o poder de dar visibilidade e enaltecer a luta feminina, transformando experiências fatídicas em imagens. “Contextualizar, instigar e refletir se faz necessário em nuances para além da escrita. As imagens podem e devem falar. Como fotógrafa e mulher, queria dar visibilidade e enaltecer essa luta, transformando experiências fatídicas em imagens. A violência em todas as suas formas está estampada em cada semblante de aflição e agonia: física, psicológica, patrimonial e sexual. A conscientização cultural sobre a violência doméstica e a educação, como formas de construção de um pensamento crítico, podem criar e sustentar mudanças que devem acontecer em pensamento e ação se quisermos ver o fim dessa violência milenar contra as mulheres”, pontua.

A noite de lançamento contará com a presença de Iasmim Kudo, que é licenciada em Artes Visuais há 10 anos e atua como fotógrafa de moda e publicidade há 8 anos, além da presença da violinista e professora de violino Luciana Sanches e a psicóloga Luana Montes, que fará uma explanação sobre relações abusivas.

Veja Também