Aparecida de Goiânia inicia aplicação da “quarta dose” em idosos acima de 80 anos a partir desta sexta (25)

Cerca de 4 mil moradores nessa faixa etária já podem receber a "quarta dose” nesta sexta-feira (25) em todos os 34 postos de vacinação da cidade.

Postado em: 24-03-2022 às 13h20
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida de Goiânia inicia aplicação da “quarta dose” em idosos acima de 80 anos a partir desta sexta (25)
Cerca de 4 mil moradores nessa faixa etária já podem receber a "quarta dose” nesta sexta-feira (25) em todos os 34 postos de vacinação da cidade. | Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (25/3) a Aparecida de Goiânia vai iniciar a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em todos os idosos acima de 80 anos aptos a receberem a “quarta dose”. Os imunizantes estarão disponíveis nos 34 postos fixos de imunização da cidade. Para receber a nova dose de reforço, é necessário respeitar o intervalo de 4 meses da última aplicação. Cerca de 4 mil moradores nessa faixa etária já podem receber a segunda dose do reforço.

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, explica que a aplicação da segunda dose de reforço é indicada para idosos acima de 80 anos devido à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 ao longo do tempo. “O Ministério da Saúde considerou que a efetividade das diferentes plataformas vacinais tem se demonstrado menor nos idosos, com redução na proteção conforme o aumento da idade, sendo mais evidente em faixas etárias avançadas” argumentou.

Ela lembra ainda que desde dezembro do ano passado Aparecida já vem aplicando a “quarta dose” em imunossuprimidos. “Dados clínicos apontaram a eficácia e segurança da aplicação da segunda dose de reforço em indivíduos imunocomprometidos, e isso tem elevado os anticorpos. Agora chegou a vez dos idosos com mais de 80 anos”, reforçou.

Continua após a publicidade

Postos fixos de vacinação

Em Aparecida, as vacinas contra a Covid-19 para adolescentes, adultos e idosos estão disponíveis em 34 locais, dentre eles a Central de Imunização, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Cruzeiro do Sul, Expansul, Independência Mansões, Jardim Bela Vista, Jardim Boa Esperança, Jardim Olímpico, Jardim Paraíso, Jardim Tiradentes, Madre Germana, Nova Olinda, Papillon Park, Parque Trindade, Veiga Jardim e outros.

A Central de Imunização funciona de segunda à sexta, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 12h. Já as salas de vacinação das UBS´s ficam abertas de segunda à sexta, das 8 às 16h. Em todos esses 34 locais estão disponíveis imunizantes para a primeira dose, segunda e para o reforço, incluindo a “quarta dose” para idosos com mais de 80 anos e para imunossuprimidos. Não é necessário agendar.

Veja Também