Plataforma oferece presentes de Dia dos Pais por meio de permutas

Segundo pesquisa, 69% das pessoas desejam presentear no feriado

Postado em: 12-08-2022 às 08h09
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Plataforma oferece presentes de Dia dos Pais por meio de permutas
De acordo com a pesquisa, 50% dos brasileiros desejam comprar presentes melhores que no ano passado | Foto: Reprodução

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, aponta que 63% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais neste ano, mas que 37% desejam economizar no valor. O movimento causado pelo feriado deve movimentar mais de R$ 24 bilhões no comércio em todo o Brasil. 

De acordo com a pesquisa, 50% dos brasileiros desejam comprar presentes melhores que no ano passado, enquanto 49% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos. Além disso, com o desejo de economizar, em uma fase de recuperação econômica pós-pandemia, os consumidores vêm pesquisando alternativas e formas de presentear em datas especiais de forma que não impacte tanto no orçamento mensal e não seja um problema. 

O sócio-fundador da plataforma XporY.com e especialista em economia colaborativa, Rafael Barbosa, afirma que as permutas multilaterais são uma alternativa que pode ajudar no momento, uma vez que possibilita a troca de mercadorias ou produtos sem envolvimento de dinheiro. Segundo ele, a ferramenta “auxilia tanto os consumidores que precisam economizar, quanto os empreendedores que precisam movimentar seus negócios neste período de recuperação da economia”.

Continua após a publicidade

A plataforma oferece opções variadas, sendo possível encontrar qualquer tipo de produto, com uma negociação feita na base da troca, utilizando como base uma moeda virtual de uso exclusivo da XporY.com. O day use, por exemplo, é uma alternativa para descanso, em que é ofertado um dia em uma pousada com almoço, piscinas aquecidas, trilhas, passeio a cavalo, mini tirolesa e outras atividades de lazer.

Outra alternativa para agradar uma pessoa especial no dia dos pais é um voucher de buffet para o almoço, que também pode ser adquirido pela plataforma. O voucher oferece o buffet, sobremesa, café, licores de frutos do cerrado e pinga de engenho. A plataforma também oferece uma opção que nunca fica antiga: as lembranças personalizadas, sendo possível encontrar canecas, squeezes, toalhas de rosto, camisetas e agendas. 

Além disso, existe a opção de um buffet com uma oferta de cachepô especial do feriado, contendo uma barra de chocolate, uma garrafinha de achocolatado, 2 brownies, 1 pão de mel de pote, 1 pão de brioche, 1 margarina e 1 geléia.  Os relógios também são uma alternativa para presentear nesse Dia dos Pais, e na plataforma podem ser encontrados modelos internacionais. Tanto o cachepô especial quanto os relógios têm a opção de serem enviados para o país inteiro.

A plataforma também oferece a área de cosméticos, com produtos da Hinode disponíveis, desde desodorantes até perfumes. 

Compras à vista

O Dia dos Pais deve movimentar mais de R$ 24 bilhões na economia brasileira e a maioria dos consumidores querem pagar à vista. Os dados mostram que a maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista: 29% por meio de PIX, 25% com dinheiro, e 24% com cartão de débito.

O economista e professor da Estácio, Eduardo Amendola, destaca que o pagamento à vista, principalmente utilizando dinheiro ou PIX, costuma proporcionar grandes descontos em relação ao pagamento parcelado.

“Neste Dia dos Pais, a redução no preço pode chegar a 15% em eletroeletrônicos, como notebooks e celulares, e até 40% em perfumes e relógios, por exemplo. Então, para aqueles que puderem pagar à vista será um grande negócio”, argumenta.

As dicas valem especialmente para quem já está endividado. A pesquisa da CNDL e do SPC Brasil mostrou ainda que 59% dos consumidores entrevistados, que têm contas atrasadas e pretendem, mesmo assim, presentear no Dia dos Pais, também estão com o nome sujo atualmente, ou seja, estão com o nome apontado ou negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito.

Apesar de ser expressivo o número de movimentação na economia por conta da data, a pesquisa aponta que o consumidor está cauteloso para os gastos: 8 em cada 10 brasileiros (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras.

“Pesquisar preços sempre foi a melhor estratégia dos consumidores para conseguir barganhar e estimular a concorrência entre os lojistas. Nos dias atuais, diversas plataformas fazem pesquisa de preço dos produtos e ainda podemos visualizar a avaliação de usuários reais. Assim, a cotação é fundamental para conseguir um bom presente para o seu pai. Lembre-se de incluir nas comparações todos os descontos e custos, alguns bens poderão ser comprados com cupons ou cashback; já os produtos do e-commerce, em geral, são acrescidos do custo do frete, e todos esses detalhes devem ser levados em conta”, afirma.

Veja Também