Paciente com queimaduras não consegue atendimento pelo plano

Maria teve dificuldade para receber atendimento médico

Postado em: 06-09-2022 às 08h20
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Paciente com queimaduras não consegue atendimento pelo plano
O acidente sofrido por ela, ocasionou em queimaduras de segundo e terceiro grau nas nádegas, pernas e mão | Foto: Arquivo Pessoal

Informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgadas em março de 2022 mostram que mais de 49 milhões de brasileiros possuem algum plano de saúde. Esse número representa aumento de 2,6% em relação a março do último ano. O plano que teve mais alta foi o odontológico com aumento de 7,62%. A ANS destaca ainda que a assistência médica complementar continua em alta com uma média de mais de 46 mil usuários desde julho de 2020.

Muitos escolhem pagar um plano para conseguirem atendimentos mais rápidos e melhores que os oferecidos pelo sistema público de saúde. Contudo, o que era para facilitar gera dor de cabeça em pacientes quando surgem situações mais urgentes como é o caso da dona de casa de 57 anos, Maria Lucimar Moris que sofreu um acidente que ocasionou em queimaduras de segundo e terceiro grau nas nádegas, pernas e mão.

No dia 1º de agosto de 2022, ela afirma que chegou em casa à noite, mas estava sem energia elétrica e por isso acendeu uma vela e colocou na mesinha. Maria acabou pegando no sono e quando acordou a roupa já estava pegando fogo. Ela mesma conseguiu conter as chamas e pediu ajuda. Segundo ela, a casa não teve danos. 

Continua após a publicidade

Maria foi atendida no Hospital de Queimaduras , mas não pôde ser atendida pois o hospital não tem convênio com a Unimed. Em uma semana, a paciente passou por quatro raspagens no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). 

No dia 9 de agosto, Maria Lucimar foi transferida para o Hospital de Queimaduras, mas em 17 de agosto recebeu alta. Os curativos eram feitos diariamente e por conta deste fato a paciente necessitou de uma ambulância para se locomover ao hospital devido ao grau das lesões ocasionadas pelas queimaduras e pelo tamanho da sua extensão.

Ela sente dores insuportáveis além da impossibilidade de conseguir se sentar. Os médicos receitaram uma dieta e medicações especiais que são muito caras, e ela está com dificuldade de arcar com isso.  Ao solicitar uma ambulância pela Unimed, ela obteve a resposta do plano de saúde que disse “que o seu plano não cobre tal demanda”.

Lesada

A paciente paga para o plano R$ 1,2 mil e nunca atrasou o pagamento, mas mesmo assim não consegue o serviço que para ela era essencial. “Estou me sentindo mal, lesada. Quando eu precisei do plano ele não me ajudou. Tive que pegar uber todos os dias queimada e com dor porque não consegui ambulância”, conta.

Durante cinco anos ela usou o plano apenas para consultas de rotinas e exames, essa foi a primeira vez que houve uma necessidade maior. O próximo dia de consulta será em 8 de setembro para fazer o ajuste da roupa para queimaduras, chamada de calça de compressão.

A sobrinha de Maria, Fernanda Santos, explica que uma solução dada pelo plano foi deslocar a paciente para a cidade de Anápolis, mas ficaria mais difícil dela conseguir auxílio da família devido a distância. Fernanda afirma que em 18 de agosto a família resolveu judicializar a denúncia. 

“Tomamos todas as providências e estamos esperando a concessão da liminar em relação a ambulância para que minha tia saísse da casa dela e fosse para o hospital. Durante esse meio tempo, que não saiu a liminar, ela teve que ir de uber para fazer curativos e raspagem”. Fernanda afirma ainda que os gastos com transporte no período de troca de curativos ultrapassou R$2 mil. 

Resposta do plano

Em nota à imprensa, a Unimed Goiânia apontou que segue rigorosamente “todas as normas legais da Agência Nacional de Saúde (ANS) e dos contratos de serviços prestados”. Além disso, informou que os curativos “para a paciente citada pela matéria podem ser feitos no Serviço de Atendimento Unimed (SAU). Sobre os procedimentos já realizados na rede privada, de forma particular, ela pode solicitar o reembolso ao plano de saúde. Além disso, caso precise de novo atendimento, a Cooperativa possui convênio com o Hospital de Queimaduras de Anápolis”.

Veja Também