Chuva forte e ventania causa estragos e quedas de árvores em Goiânia

Segundo o boletim do CIMEHGO, o vento forte chegou a 84 km/h em alguns locais de Goiânia

Postado em: 23-10-2022 às 19h20
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Chuva forte e ventania causa estragos e quedas de árvores em Goiânia
Segundo o boletim do CIMEHGO, o vento forte chegou a 84 km/h em alguns locais de Goiânia | Foto: Alexandre Paes/O Hoje

Diversas regiões do estado de Goiás foram atingidas por chuvas e ventanias neste domingo (23/10). Em Goiânia e Região Metropolitana, o temporal começou durante a tarde e durou de 30 minutos a uma hora, o suficiente para causar a queda de diversas árvores em avenidas da cidade.

No setor Jardim Novo Mundo, vários galhos caíram sobre a Avenida Buenos Aires, próximo ao terminal do setor. O mesmo ocorreu na Avenida Anápolis, que liga o Novo Mundo à Vila Pedroso, onde as árvores caídas interditaram partes da pista.

Em Aparecida de Goiânia, um adolescente de 16 anos se feriu após ser atingido por uma árvore que caiu com a ventania. Ele passeava próximo ao córrego que fica às margens da Alameda Dona Rosalinda, no Parque Veiga Jardim III

Continua após a publicidade

Leia também: Defesa Civil intensifica monitoramento com chegada da chuva

“O local é meio isolado. Quando a chuva chegou ele tentou sair e se deparou com o vento forte, e a árvore já caiu sobre ele. Ele teve um corte na cabeça e perda de consciência no local”, disse um tenente do Corpo de Bombeiros ao O Hoje. O rapaz foi levado já consciente ao Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (HEAPA), com suspeita de fratura no fêmur.

Segundo o boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO), o vento forte chegou a 84 km/h em alguns locais de Goiânia, como foi o caso da região Leste. Também foi registrada queda de granizo na região. No setor Santo Hilário, um morador registrou em vídeo os danos causados pela as pedras de gelo às suas plantas.

Nas regiões Norte e Nordeste da capital, as rajadas de vento chegaram a 63 km/h e 40 km/h, respectivamente. Quanto a chuva, a região Noroeste foi onde ocorreu a maior precipitação. No entorno do setor Perin chegou a chover 56,8 mm.

Previsão

Segundo André Amorim, gerente do CIMEHGO/SEMAD, a tempestade atingiu praticamente toda a capital e parte da Região Metropolitana, devido ao avanço de uma frente fria que se descoloca pelo país, trazendo umidade da região norte.

A convergência de alta umidade com o grande calor que o estado passou na última semana culminou na tempestade típica de verão, apesar de estarmos na primavera. “Essa semana ainda continua com esse prognóstico, pois apesar da frente fria estar perdendo densidade, ainda tem nebulosidade entrando. Combinado com a atmosfera quente, isso favorece áreas de instabilidade, e consequentemente há o risco potencial de tempestades”, disse Amorim ao O Hoje.

Para esta segunda-feira, a previsão do tempo para a capital varia com períodos de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas isoladas. A temperatura máxima pode chegar aos 32ºC e umidade relativa do ar variando entre 30% a 90%.

Árvores caídas na Avenida Buenos Aires, no Jardim Novo Mundo
Granizo nas plantas dos moradores do Santo Hilário

Veja Também