Alego descerra busto de Iris Rezende em Goiânia

Por meio do projeto de resolução nº 1244/22, a Mesa Diretora da Casa teve iniciativa de nomear o plenário de 'Iris Rezende'

Postado em: 08-11-2022 às 16h12
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: Alego descerra busto de Iris Rezende em Goiânia
Por meio do projeto de resolução nº 1244/22, a Mesa Diretora da Casa teve iniciativa de nomear o plenário de 'Iris Rezende' | Foto: Carlos Costa

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu, nesta terça-feira (8/11), a solenidade de descerramento de busto do ex-governador de Goiás, Iris Rezende Machado, que dá nome ao plenário da nova sede do Parlamento goiano. Junto à cerimônia em homenagem ao ex-governador, também foi feita a solenidade de inauguração do auditório principal da Casa de Leis, que recebeu o nome do empresário Carlos Vieira, cujo busto também foi descerrado.

Por meio do projeto de resolução nº 1244/22, a Mesa Diretora da Casa teve iniciativa de nomear o plenário de ‘Iris Rezende’. Iris é lembrado pelos parlamentares da 19ª Legislatura da Alego por sua valorosa contribuição para o progresso de Goiás e, em especial, de Goiânia. A Resolução nº 1.742, de 28 de março de 2022, foi publicada no Diário da Alego. 

A programação foi iniciada com o descerramento de busto de Rezende, realizado no plenário que leva o seu nome, na sede da Alego. Na oportunidade, o governador Ronaldo Caiado destacou o legado deixado por Iris Rezende. “Iris fez história não somente em Goiás, mas em todo o Brasil”, disse.

Continua após a publicidade

“É um momento especial, em que nós prestamos essa homenagem a um homem que foi um grande líder de projeção nacional”, afirmou. Caiado destacou ainda, a parceria realizada com o presidente Lissauer Vieira em prol do povo goiano. “Lissauer Vieira nos deu apoio na governabilidade. Agradeço ao presidente e aos deputados que nos ajudaram nesse equilíbrio entre os três poderes para realizar as benfeitorias que o nosso povo precisa”, pontuou.

Ana Paula de Araújo Rezende, filha de Iris, discursou em nome da família. “É com muita gratidão que recebo hoje, essa homenagem que tem um sentido muito especial, pois o meu pai ocupou a presidência desta Casa de Leis nos anos de 1964 e 1965”, lembrou. 

Em seu depoimento, Paula fez um breve relato de todo o trabalho realizado por Iris durante a sua trajetória política. “Meu pai trabalhou com coragem, eficiência e responsabilidade. Dedicou seus 87 anos por amor a população, pensando na qualidade de vida dos goianos e fez inúmeras benfeitorias que estarão marcadas para sempre na história de Goiás”, declarou. 

Participaram das solenidades: o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB); a viúva do ex-governador Iris Rezende, Dona Iris de Araújo, acompanhada dos seus filhos, Ana Paula Rezende, Cristiano Rezende, Adriana Rezende, netos e genros; o presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD) acompanhado da sua esposa, Kamila Vieira, seus filhos Maria Eduarda Vieira e Carlos Neto, sua mãe, professora Cecília Zanella Vieira e irmãs Ana Amélia Vieira Cardoso e Vera Susi Vieira; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Patriota); os deputados Dr. Fernando Curado (PRTB), Lêda Borges (PSDB), Virmondes Cruvinel (UB), Coronel Adailton (PRTB), Álvaro Guimarães (UB), Chico KGL (UB), Charles Bento (MDB), Júlio Pina (PRTB), Amilton Filho (MDB), Wilde Cambão (PSD), Bruno Peixoto (UB) e Rafael Gouveia (Republicanos).

Além desses, também estavam presentes: os deputados recém-eleitos, Lucas do Vale (MDB), Lineu Olímpio (MDB) e Cristiano Galindo (SD); os ex-deputados Marcelo Melo, Samuel Belchior, Simeyzon Silveira, Maycllyn Carreiro e Leandro Vilela; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Bueno; o subdefensor público-geral do Estado de Goiás para Assuntos Administrativos, Tiago Gregório Fernandes; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Joaquim de Castro e o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Humberto Aidar.

Após a cerimônia, as autoridades presentes participaram da inauguração dos equipamentos da TV Alego. Ao todo, foram investidos R$ 8 milhões na emissora e mais R$ 18 milhões no audiovisual da nova sede. Segundo o presidente da Alego, Lissauer Vieira, “em abril nós inauguramos o Palácio Maguito Vilela, e, agora, os novos e modernos estúdios da TV Alego, um sonho concretizado para todos os servidores”.

Veja Também