Polícia Federal desarticula grupo especializado em fraudar contas do Auxílio Brasil

A investigação teve início em julho de 2022 com a prisão em flagrante de cinco criminosos em Santa Maria (RS)

Postado em: 20-12-2022 às 10h24
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Polícia Federal desarticula grupo especializado em fraudar contas do Auxílio Brasil
A investigação teve início em julho de 2022 com a prisão em flagrante de cinco criminosos em Santa Maria (RS) | Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (20/12) uma operação contra um grupo que supostamente fraudava benefícios sociais do Programa Auxílio Brasil, do Governo Federal.

A ação mobilizou 50 policiais federais para o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Passo Fundo (RS), Diadema (SP), Fortaleza (CE) e em Brasília (DF). A ação conta com o apoio da Brigada Militar.

A investigação teve início em julho de 2022 com a prisão em flagrante de cinco integrantes do grupo em um hotel na cidade de Santa Maria, na posse de grande quantidade de cartões bancários pré-pagos, dinheiro em espécie, documentos falsos, computadores e celulares.

Continua após a publicidade

Leia também: PF investiga invasões ao sistema do INSS para “ressuscitar” benefícios de falecidos em Goiás

Durante diligências, os policiais verificaram que os itens apreendidos eram objetos de crimes, utilizados pelo grupo para criar contas fraudadas na Caixa Econômica Federal e fazer saques do Auxílio Brasil.

Com o avanço da investigação, foi possível identificar a estrutura da organização, seus operadores e beneficiários. Um dos líderes do grupo estava em liberdade condicional, mas seguia praticando uma série de delitos, sendo preso preventivamente em outubro deste ano na cidade de Novo Hamburgo.

São apurados os delitos de Estelionato Contra a União e Receptação, ambos do Código Penal e, ainda, formação de Organização Criminosa.

Veja Também