Paróquia Nossa Senhora Assunção promove espetáculo da Paixão de Cristo 

Na 27ª edição do evento, o Padre Marcos Rogério estima a presença mais de 20 mil fiéis

Postado em: 07-04-2023 às 08h44
Por: Everton Antunes
Imagem Ilustrando a Notícia: Paróquia Nossa Senhora Assunção promove espetáculo da Paixão de Cristo 
Na 27ª edição do evento, o Padre Marcos Rogério estima a presença mais de 20 mil fiéis | Foto: Divulgação/PASCOM

A Semana Santa celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Diante dessa festividade, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em parceria com a Associação Cultural Arraiá Chapéu do Vovô e o Grupo Teatral Nosso Dom Vem de Deus, realiza a 27ª edição do espetáculo que encena a Paixão de Cristo, nesta sexta-feira (07), às 19h, no estacionamento do Clube dos Bancários, em Goiânia

Sobre a Sexta-feira Santa, o Padre Marcos Rogério afirma: “é um dia de luto, quando Jesus Cristo morreu. A sexta-feira santa traz esse mistério concreto da dor e do sofrimento, mas uma dor e um sofrimento que foram ressignificados pelo amor”. O padre ainda considera o evento como uma “memória”, que “faz perceber e voltar no tempo, contemplando tudo aquilo que Jesus passou”. 

Ao todo, o espetáculo conta com mais de 350 fiéis voluntários que integram o elenco de atores, dançarinos, diretores e a equipe de produção. A festividade é considerada a maior celebração da via sacra, no Centro-Oeste, e a segunda maior do Brasil, ao considerar o público presente em um único dia.  

Continua após a publicidade

Neste ano, foi montada uma estrutura física em novo local, a fim de atender os fiéis presentes no evento – a qual garante áreas destinadas para cadeirantes, idosos e pessoas com necessidades especiais, arquibancadas, cadeiras, praça de alimentação e espaço de integração da comunidade. O público estimado é de quase 20 mil pessoas, além da transmissão ao vivo pelo Youtube e redes sociais. 

Entre as novidades desta edição, está o uso de tecnologias, como efeitos especiais, painéis de led de alta resolução e a cenografia. Todo o figurino e caracterização foi confeccionado pela equipe voluntária do espetáculo: os fiéis fabricaram mais de 117 vestimentas, de acordo com a Paróquia Nossa Senhora da Assunção. 

A performance também traz ícones da cultura goiana, a exemplo dos farricocos – da procissão do fogaréu –, folia de reis, momentos de artes circenses, bem como apresentações em tecido acrobático. Além disso, o evento contará com momentos de integração entre o público presente. 

Programação

A Paróquia Nossa Senhora da Assunção iniciou desde o último domingo (02), as festividades da Semana Santa. Entre os dias sete e nove, estão previstas as celebrações da Sexta-feira Santa, Sábado Santo e domingo de Páscoa, que abarcam missas, procissões, vigílias e a encenação.  

Nesta sexta-feira (07), a paróquia inicia as atividades a partir das 09 da manhã, em oração com os jovens. Às 15h, está prevista a Adoração da Cruz e o início da Novena da Divina Misericórdia; às 18h, ocorre a Contemplação das Dores de Nossa Senhora e, às 19h, a Encenação da Paixão de Cristo. 

Já no sábado (08), entre 09h e 11h da manhã, acontece a Contemplação do Senhor Morto. Pela tarde, a partir das 15h, é dada continuidade à Novena da Divina Misericórdia e o dia encerra-se em uma Vigília Pascal, cujo início está previsto às 19h30. 

Por fim, no domingo de Páscoa (09), o dia começa com a Missa Pascal, às 07h30, e, às 10h, é celebrada a Missa Pascal com as crianças. À tarde, com previsão de início às 15h, ocorre o terceiro dia da Novena da Divina Misericórdia e a semana de celebrações é finalizada após a Missa Pascal, que começa às 19h30.  

Em Trindade

Em paralelo aos calendários da Semana Santa na capital, a Basílica do Divino Pai Eterno, localizada em Trindade, também organizou atividades, que tiveram início desde o último domingo (02). Nesta sexta-feira (07), a partir das 06h55, acontece a oração das Laudes, e, já às 07h, a Encenação da Paixão e Morte do Senhor, que parte da primeira etapa da rodovia dos romeiros, de Goiânia para Trindade. 

Às 15h, ocorre a Celebração de Adoração ao Mistério da Santa Cruz, com transmissão da TV Pai Eterno. Por fim, a partir das 18h, na Igreja Matriz, inicia-se o Canto do Perdão, diante da imagem de Jesus Cristo morto, e o evento segue para o Santuário, onde é realizada a pregação. 

No Sábado (08), a partir das 06h55, no Santuário, acontece a reza das dores de Maria e, pela tarde, às 17h30, inicia-se a reza pelas primeiras vésperas da Páscoa; à noite, prevista para às 19h30, acontece a Vigília Pascal. No domingo (09), – último dia de celebrações e, para os cristãos, momento da ressurreição de Jesus Cristo – haverá missas às 06h, 08h, 10h, 12h, 15h e 17h30.

Veja Também