Prefeitura de Aparecida assina contrato de financiamento para novas obras de esgoto

A perspectiva do governo estadual é que, em dezembro deste ano, cerca de 1 milhão de pessoas dos quatro municípios tenha acesso de esgotamento sanitário.

Postado em: 29-05-2023 às 14h37
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura de Aparecida assina contrato de financiamento para novas obras de esgoto
A perspectiva do governo estadual é que, em dezembro deste ano, cerca de 1 milhão de pessoas dos quatro municípios tenha acesso de esgotamento sanitário. | Foto: Divulgação / Secom

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, e o governador Ronaldo Caiado assinaram, nesta segunda-feira (29/5), um contrato de financiamento no valor de R$ 728 milhões para a conclusão de obras relacionadas a coleta e tratamento de esgoto e realização de novas intervenções na rede de esgoto sanitário da cidade. O investimento, será feito por convênio entre o Governo de Goiás, Caixa Econômica Federal e Banco BTG Pactual.

Com o financiamento, serão implantados em Aparecida 898,6 km de rede coletora de esgoto, 38 km de interceptores, 12,5 km de coletores, 14,5 km de linha de recalque, 1,5 km de emissários e 43,5 mil novas ligações, além de novas estações elevatórias de esgoto.

As redes coletoras e as respectivas ligações prediais serão executadas nas bacias Santo Antônio, Lages e Dourados. Também é bem provável que seja realizado a execução de 4.350 ligações intradomiciliares sem custo para famílias de renda mensal inferior a R$ 1,6 mil. Ao todo, cerca de 137 mil habitantes serão beneficiados com as obras.

Continua após a publicidade

“O saneamento básico era um sonho da nossa cidade que hoje está sendo realizado. Era um problema que começou a ser sanado na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela e que está sendo solucionado agora, na nossa administração”, lembrou o prefeito Vilmar Mariano em relação ao governo anterior.

O financiamento tem recursos do programa “Saneamento Para Todos” do Ministério das Cidades. Segundo o Governo de Goiás, isso possibilita cumprir a meta de universalização pactuada entre a Saneago e a BRK, que visa ter 90% da população urbana atendida com abastecimento de água dos dois municípios, e que seja beneficiada com os serviços de coleta e tratamento de esgoto até o final de 2023.

A perspectiva do governo estadual é que, em dezembro deste ano, somando-se a população também de Jataí e Rio Verde (onde outras obras estruturantes estão sendo viabilizadas), cerca de 1 milhão de pessoas dos quatro municípios tenha acesso de esgotamento sanitário.

Veja Também