Celebração do Dia C Goiás 2023 oferece serviços de saúde gratuitos

Dentre os serviços oferecidos para a população estão disponíveis consultas oftalmológicas, exames, testes, orientações e vacinação

Postado em: 01-07-2023 às 10h15
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: Celebração do Dia C Goiás 2023 oferece serviços de saúde gratuitos
No mesmo dia é comemorado o Dia Mundial do Cooperativismo | Foto: Divulgação

A celebração do Dia de Cooperar, Dia C Goiás 2023, é realizada no dia 1º de julho no Jardim Botânico e conta com atrações para toda a população, oferecidas pelas cooperativas goianas, Sistema OCB/GO e parceiros. Com o tema “Cooperar faz bem para a Saúde”, o evento será realizado a partir das 9h. No mesmo dia é comemorado o Dia Mundial do Cooperativismo. 

Dentre os serviços oferecidos para a população estão disponíveis consultas oftalmológicas, exames, testes, orientações e vacinação.

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) também leva serviços como de aferição da pressão arterial e orientação sobre medidas para prevenir a hipertensão. Além disso, a equipe do Crer – composta por fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo – vai orientar os cidadãos sobre os sinais e sintomas relacionados ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Também serão oferecidas orientações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Continua após a publicidade

Já a Secretaria de Saúde de Goiânia vai oferecer testes de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C para 100 pessoas, vacinas contra a Covid-19 para 150 pessoas e contra influenza para 150 pessoas. Durante o evento também será possível doar sangue e medula na unidade móvel do Hemocentro, que estará no local.

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, detalha a importância da iniciativa. “Este ano escolhemos a ODS número 3, Saúde e Bem-Estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Esta estratégia garante um foco único de todas as cooperativas no tema escolhido, dá mais abrangência, visibilidade e traz mais resultados práticos à comunidade”, esclarece.

Além de cuidar da saúde, a população que participar do evento pode ter acesso a oficina de artesanato e bordado, clínica financeira, conhecer o túnel do cooperativismo. Já a programação infantil inclui oficina de educação financeira, pontos de leitura, distribuição de livros, cachorro-quente, pipoca, picolés e cataventos.

Veja Também