Especialistas alertam sobre o vírus do sarampo

Campanhas contra a doença ressalta a importância da vacina para a população

Postado em: 27-08-2018 às 17h15
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Especialistas alertam sobre o vírus do sarampo
Campanhas contra a doença ressalta a importância da vacina para a população

Raquel Lima

Com a possibilidade de expansão do vírus de sarampo para o Estado de Goiás, o Ministério da Saúde pede que os pais ou responsáveis por crianças de 1 à 4 anos sejam vacinadas até o dia 31 de agosto, nos postos de saúde. Apesar de Goiás ainda não ter sido afetado pela disseminação, estão sendo realizado campanhas de vacinação para alertar a população dos riscos que o vírus possa causar.

Continua após a publicidade

Preocupado com a saúde dos cidadãos, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Leonardo Mariano Reis explica que a aplicação das doses nos períodos solicitados é uma das principais medidas de proteção. Ele chama a atenção não apenas para crianças, mas também para que os adultos estejam com a vacinação em dia. “O objetivo da campanha é garantir o controle e a erradicação de doenças que podem levar a morte. Por isso é muito importante que as pessoas fiquem atentas ao calendário e que participem de campanhas de vacinação contra  o sarampo”, afirma.

Os sintomas do vírus é acompanhado de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal, manchas avermelhadas pelo corpo e lesões  na boca. O agravamento da doença pode gerar complicações como infecções secundárias, como pneumonia, e até a morte.

Entre as inúmeras informações falsas que se espalham e têm assustado a população é que a vacina cause autismo. Segundo o coordenador do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Goiana de Pediatria, Fábio Pessoa, não existe nenhuma evidência científica relacionada ao transtorno de autismo após a vacinação.

Veja Também