Plataforma de Políticas para Mulheres de Goiás 2018 é apresentada

O documento traz 22 propostas de políticas públicas de promoção e defesa dos direitos das mulheres, apresentado aos candidatos a cargos eletivos em Goiás.

Postado em: 28-08-2018 às 13h50
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Plataforma de Políticas para Mulheres de Goiás 2018 é apresentada
O documento traz 22 propostas de políticas públicas de promoção e defesa dos direitos das mulheres, apresentado aos candidatos a cargos eletivos em Goiás.

Da redação

Na manhã desta terça-feira (28) foi apresentada a Plataforma de Políticas para Mulheres de Goiás 2018, elaborada pelo Conselho Estadual da Mulher (Conem). A cerimônia contou com a presença do Governador de Goiás José Eliton que falou sobre o andamento do projeto.

Continua após a publicidade

“Praticamente todas as sugestões da plataforma já estão cumpridas em nosso governo e ampliadas em nosso Plano de Governo, para que a violência contra a mulher seja reduzida”, afirmou José Eliton.

O documento traz 22 propostas de políticas públicas de promoção e defesa dos direitos das mulheres, apresentado aos candidatos a cargos eletivos em Goiás. Entre as principais estão as ampliações do número de delegacias especializadas, da Patrulha Maria da Penha, a criação de equipes multiprofissionais, além de campanhas de conscientização contra todas as formas de violência contra a mulher. 

A presidente do Conem, Ana Rita Marcelo de Castro, lembrou que nos últimos anos as mulheres conquistaram e ocuparam espaços importantes, ampliaram a presença no mundo do trabalho e na política, o que corrobora com sua competência e transforma suas reivindicações em Leis e Políticas Públicas. “Essa manhã é histórica para nós porque as mulheres estão presentes em todos os lugares da sociedade e poderíamos citar aqui inúmeras mulheres de sucesso que alcançaram êxito porque venceram barreiras”, comemorou.

Para ressaltar a importância da mulher na sociedade, o governador disse ser necessário garantir a elas “a condição de agregar valor, de subir na vida, de ter oportunidades e paridade salarial com os homens”, mas que isso “não acontece na canetada, acontece com ações transversais, seja na área do desenvolvimento econômico, do empreendedorismo…”.

Proteção à mulher em Goiás

O Estado de Goiás conta com 22 delegacias especializadas para o registro de casos de violência contra a mulher, além de casas de apoio como o Centro de Valorização da Mulher (Cevam), na capital. Graças ao trabalho da Patrulha Maria da Penha, instituída em 2015, um total de 5,5 mil mulheres já foram atendidas pelo Governo do Estado após sofrerem violência doméstica. A ação da patrulha alcançou 100% de êxito.

Outra demonstração de que o Estado está atento às questões da mulher foi a criação, em junho deste ano, do Conselho de Segurança da Mulher. O Conselho de Segurança da Mulher tem como principais objetivos definir políticas públicas de prevenção e combate à violência contra mulheres, promover a conscientização da população sobre a violência doméstica, proteção das vítimas e a punição dos agressores. 

Veja Também