HGG sedia abertura da campanha que incentiva doação de órgãos

Evento promovido pela Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO), confira a programação

Postado em: 31-08-2018 às 14h33
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: HGG sedia abertura da campanha que incentiva doação de órgãos
Evento promovido pela Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO), confira a programação

Da Redação

Nesta próxima segunda-feira (03) a Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO / Central de Transplantes de Goiás), lança a campanha Setembro Verde, que tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A solenidade acontece no Auditório do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, a partir das 8 horas, e reunirá autoridades, profissionais da Central de Transplantes e do HGG, pessoas que receberam órgãos, além de famílias que doaram.

Continua após a publicidade

De acordo com o gerente da Central de Transplantes, Fernando Augusto Ataíde Castro, durante a solenidade serão apresentadas todas as atividades que serão realizadas durante o mês, em alusão à campanha. “Os eventos tem a finalidade de divulgar cada vez mais a importância do envolvimento de todos no processo com o objetivo de aumentarmos as doações, diminuindo a fila de pessoas que aguardam um órgão ou tecido para se manterem vivos e encontrarem uma melhor qualidade de vida”.

No Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar à família do desejo de doação. “Doar é, antes de tudo, um gesto de amor e essencialmente cristão. A doação de órgãos e tecidos só acontece após autorização familiar, conforme a lei em vigor. Em especial, estimula-se a doação de pacientes em morte encefálica, devidamente diagnosticada conforme resolução elaborada pelo Conselho Federal de Medicina para que não reste qualquer dúvida sobre tal diagnóstico”, explicou.

O gerente relata ainda o motivo da escolha da cor para celebrar o mês em que se incentiva a doação de órgãos. “Entre muitos meses coloridos a adoção da cor verde foi natural, pois é a cor adotada para simbolizar a saúde e também a esperança e a liberdade. Um misto de símbolos perfeitamente adequados para reverenciar uma data especial, uma data destinada a agradecer o altruísmo e o amor ao próximo demonstrado pela figura do doador de órgãos. Além de comemorarmos todo o mês, no dia 27 de setembro é lembrado como o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos”.

HGG

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG é referência em transplantes. De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), desde 2017, quando foi lançado o Serviço de Transplantes Renais, a unidade se tornou a maior transplantadora de rins no Centro-Oeste. De março de 2017 até julho de 2018, o HGG já realizou 166 transplantes renais na unidade, contabilizando 95% de sucesso nos procedimentos. E neste ano, no dia 26 de julho, realizou o primeiro transplante de fígado do Estado. Na ocasião, a unidade lançou o Serviço de Transplantes Hepáticos do HGG. 

Programação da Central durante o mês de setembro

– 03/09 – Solenidade de abertura no HGG

– 06/09 – Palestra sobre o processo de doação de órgãos e tecidos em Brazabrantes, Goiás

– 12,13 e 14/09 – Curso Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

– 20,21 e 22/09 – Exposição fotográfica no Araguaia Shopping

– 25/09 – Dia D de Conscientização para doação de órgãos em Vianópolis,Goiás

– 27/09 – Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, na Praça do Bandeirante

Veja Também