Fora da meta, vacinação realiza novo dia ‘D’ neste sábado

Vacinação contra pólio e sarampo atingiu menos de 70% das crianças em Goiânia e a meta é imunizar 95% do total de mais de 72 mil crianças na capital

Postado em: 01-09-2018 às 06h00
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: Fora da meta, vacinação realiza novo dia ‘D’ neste sábado
Vacinação contra pólio e sarampo atingiu menos de 70% das crianças em Goiânia e a meta é imunizar 95% do total de mais de 72 mil crianças na capital

Mais de 60 mil não vacinaram. (Foto: Reprodução)

Raunner Vinícius Soares

A baixa adesão a campanha da vacinação contra o sarampo e a poliomielite preocupa autoridades e a campanha que se encerraria nesta sexta-feira (31) terá novo Dia D, neste sábado (1º), seguindo recomendação do Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Goiânia foram aplicadas até sexta 48.154 doses da vacina contra o sarampo e 49.166 contra a poliomielite (paralisia infantil), o que corresponde a uma cobertura de 66,67% e 68,07%, respectivamente. A meta é imunizar 95% de um público de 72.230 crianças. 

Continua após a publicidade

Segundo a SMS, independente da situação da caderneta de vacinação, as crianças precisam comparecer nas unidades de saúde para que tomem uma dose de reforço das duas vacinas. O objetivo é evitar o avanço do sarampo e o retorno da paralisia infantil, doenças graves que podem levar à morte ou deixar sequelas graves.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SMS Flúvia Amorim, alerta para a gravidade das doenças e pede empenho dos pais para imunizar os filhos. ‘É inadmissível que doenças como a paralisia infantil e o sarampo retornem ao nosso ambiente. O empenho de todos é fundamental para mantermos nossas crianças protegidas’, destaca a superintendente.

Mais de 60 mil não vacinaram

A campanha em Goiás tinha como objetivo vacinar 364,6 mil crianças no Estado, de um ano a menores de cinco, que ainda não estão protegidas contra as duas doenças. Até esta quinta-feira (30), cerca de 80,5% do público alvo em Goiás recebeu a vacina contra a pólio e sarampo. Mais de 60 mil crianças ainda não foram vacinadas, no Estado.

A campanha tem a meta de imunizar 346.364 crianças, de um total de 364.626. Conforme os registros do MS, dos 246 municípios goianos, menos de 30% conseguiram atingir a meta para poliomielite e sarampo.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, por meio de assessoria de imprensa, conclama os pais ou responsáveis pelas crianças a vaciná-las em um dos cerca de 950 postos de saúde localizados em todo o território goiano e outros 1 mil postos volantes. “Estamos em um momento delicado, de risco do ressurgimento destas doenças”, sublinha, destacando que a vacinação é o meio mais eficaz de prevenção.

Brasil

Após um aumento preocupante nos casos de sarampo no país, principalmente na região Norte, a campanha de vacinação deste ano é intensificada. Ou seja, até mesmo crianças que já completaram o esquema de vacinação devem ir aos postos de saúde para receberem uma dose de reforço dos imunizantes contra a doença. O objetivo era vacinar pelo menos 95% das 11 milhões de crianças até o dia 31 de agosto. Foram confirmados seis óbitos pela doença, quatro em Roraima, três em estrangeiros e um em brasileiro; e dois no Amazonas, brasileiros. 

Atualmente o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até a última terça-feira (14), foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e 296 em Roraima. Casos isolados também foram identificados em São Paulo, um caso; Rio de Janeiro 14; Rio Grande do Sul 13; Rondônia um; e Pará, dois. Outros 5.731 casos permanecem em investigação em Roraima e no Amazonas. 

(Raunner Vinícius Soares é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)

 

Veja Também