Apesar de indiciado, prefeito de Iporá segue internado e planeja retornar à prefeitura

Mesmo a vice, Maysa Cunha, ocupar posse na prefeitura, base aliada a Naçoitan Leite ainda pede retorno do investigado à cadeira de gestor.

Postado em: 06-12-2023 às 18h59
Por: Daisy Rodrigues
Imagem Ilustrando a Notícia: Apesar de indiciado, prefeito de Iporá segue internado e planeja retornar à prefeitura
Mesmo a vice, Maysa Cunha, ocupar posse na prefeitura, base aliada a Naçoitan Leite ainda pede retorno do investigado à cadeira de gestor. | Foto: Divulgação

Embora o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, tenha sido indiciado pelos crimes de tentativa de feminicídio e homicídio, ele está solto e pediu licença para afastamento do cargo. O comunicado foi publicado nas redes sociais de Naçoitan Leite na útima terça-feira (5). Mesmo com a vice Maysa Cunha na posse da prefeitura, a base aliada ao prefeito ainda pede o retorno do investigado à cadeira.

“Em ofício, protocolado junto à presidência da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (4), o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, comunicou ao Poder Legislativo PEDIDO DE LICENÇA para afastamento do cargo, pelo período de até 30 dias. Com vistas à resolver a situação jurídica”, publicou a assessoria de Naçoitan Leite.

A Polícia Civil do Estado de Goiás indiciou o prefeito de Iporá pelos crimes de tentativa de feminicídio e homicídio contra a ex-mulher, Hayzza Haytt Souza Alves, e o namorado dela, após o prefeito invadir e disparar mais de 15 vezes contra a casa da ex, além do porte de arma de fogo de calibre restrito com numeração suprimida e fraude processual. O inquéritofoi finalizado no dia 28 de novembro.

Continua após a publicidade

Ramon Queiroz, delegado responsável pela investigação, disse que não sabe se ele está preso. Já a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) disse que Naçoitan está “preso e internado”.

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) não se pronunciou.

Thalles José, advogado, havia dito anteriormente que o prefeito sofre de efeitos prolongados do coronavírus, como problemas no fígado, coração e cérebro, além de sofrer também de problemas de memória e “transtornos psíquicos”. Mesmo após ser preso, Naçoitan continua publicando atos normativos do Poder Municipal.

Vereadores denunciam que Adriano Coutinho, presidente da Câmara de Iporá, tem tomado decisões em favor do prefeito sem consular o colegiado. A esperança da Casa é que o prefeito seja inocentado e retorne à cadeira de gestor.

Com tudo, corre na Câmara de Iporá um processo de impeachment contra Naçoitan, que segue travado. A Câmara tem 13 vereadores e 10 continuam na base do prefeito. Heb Keller Fernandes (Republicanos), presidente da comissão que analisa o impeachment, é independente. Moisés Magalhães (Agir) e Viviane Specian (PT) são os únicos da oposição.

Veja Também