Agrodefesa inicia ação preventiva diante do avanço da Gripe Aviária

O foco são medidas para dificultar a entrada da doença no Estado, pois outros estados como Mato Grosso do Sul, já registraram casos

Postado em: 11-01-2024 às 11h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Agrodefesa inicia ação preventiva diante do avanço da Gripe Aviária
Atualmente, o Brasil vive o status de emergência sanitária em relação à doença, o que levou o Mapa a liberar recursos para prevenção e combate à influenza aviária em território nacional | Foto: Reprodução/Agrodefesa

A Agência de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) acumulou mais de R$ 2,2 milhões para serem utilizados em ações preventivas contra a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em Goiás. Esse é o primeiro convênio firmado em 2024 entre a entidade e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que contemplou ainda estados afetados pela presença do vírus. O foco são medidas para dificultar a entrada da doença no Estado, pois outros estados como Mato Grosso do Sul, já registraram casos. 

Atualmente, o Brasil vive o status de emergência sanitária em relação à doença, o que levou o Mapa a liberar recursos para prevenção e combate à influenza aviária em território nacional. “Entendemos a gravidade da entrada de um vírus com esse poder de letalidade de nossos planteis em solo goiano. Ocupamos a quinta posição em produção comercial da carne de frango. E a preservação da sanidade dos nossos planteis, bem como a manutenção financeira dos produtores, fazem parte dos nossos objetivos”, explica Augusto Amaral, diretor da Agrodefesa.

Conforme explica Augusto, a destinação do recurso tem duas fases, sendo a primeira para ações preventivas, enquanto a segunda é reservada para caso o vírus entre em Goiás, o que requer agilidade máxima na sua identificação. “Neste primeiro momento, vamos direcionar recursos para aquisição de equipamentos de proteção individual, como tendas para montar barreiras sanitárias e equipamentos que protejam de forma mais eficiente”, diz o diretor.

Continua após a publicidade

Todos os casos suspeitos pela Agrodefesa foram descartados até agora. E mesmo com todo trabalho preventivo, a entidade alerta que as rotas migratórias de aves selvagens podem fazer com que o vírus seja levado para o Estado por aves infectadas. 

Até o dia 8 de janeiro de 2024, 151 investigações realizadas pelo Mapa tiveram resultado laboratorial positivo para vírus da Influenza Aviária no País, conforme definição de caso da Ficha Técnica da Influenza Aviária. Desse total de 151, 148 foram em animais silvestres e três em aves de subsistência. Os registros positivos ocorreram nos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Veja Também