Concessionária identifica furto de energia em 70 mil unidades consumidoras em Goiás, em 2023

Em todo ano passado, 106 pessoas foram presas em operações das forças policiais do estado

Postado em: 24-04-2024 às 07h55
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Concessionária identifica furto de energia em 70 mil unidades consumidoras em Goiás, em 2023

A concessionária Equatorial fiscalizou 200 mil estabelecimentos e imóveis, em 2023, e constatou furto de energia em 70 mil unidades consumidores. O número equivale a 35% dos casos e inclui distribuidoras de bebidas, fazendas, mercados, indústrias e até condomínios inteiros.

Segundo a empresa, ela utiliza medições inteligentes que contribuem para aumentar a assertividade das ações. Mais de 50% das ações foram concentradas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Águas Lindas, Valparaíso, Luziânia, Itumbiara e Rio Verde.

A Equatorial esclarece que o volume de perdas não técnicas, que ocorrem principalmente pelo furto de energia, foi de 628 Giga watts-hora. Para se ter uma ideia, essa quantidade é suficiente para fornecer energia para toda a cidade de Goiânia durante dois meses.

Continua após a publicidade

O furto de energia está previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Assim, todos os casos são notificados às autoridades policiais para que sejam feitas investigações e a responsabilização dos envolvidos. Em todo o ano passado, foram 106 prisões. Só no primeiro trimestre deste ano, foram 77 operações e 38 pessoas – a maior parte em Goiânia e Região Metropolitana.

Veja Também