Hospital de Uruaçu receberá cerca de 6 milhões para tratar câncer 

Dinheiro será transferido e utilizado para financiar ações e serviços de média e alta complexidade voltados para a saúde da população

Postado em: 24-04-2024 às 12h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Hospital de Uruaçu receberá cerca de 6 milhões para tratar câncer 
Unidade de saúde de Goiás foi reconhecida como referência no tratamento contra o câncer pelo Ministério da Saúde | Foto: Divulgação/HCN

O Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade estadual, foi recentemente autorizado pelo Ministério da Saúde (MS) a atuar como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou a Portaria nº 3.575, divulgada terça-feira (23/04), anunciando o reconhecimento e garantindo um repasse anual de R$ 5.977.645,00 para o HCN. Esse dinheiro será transferido em parcelas mensais e será usado para financiar ações e serviços de média e alta complexidade voltados para a saúde da população.

De acordo com o secretário de Saúde Estadual, Rasível Santos, a obtenção da habilitação requer empenho, comprometimento e atuação responsável no âmbito da oncologia. “As equipes do HCN e da SES estão de parabéns. Muitas etapas foram vencidas e o esforço de todos foi convertido nessa conquista que vai melhorar ainda mais a assistência oncológica regionalizada, que é um pilar para o governador Ronaldo Caiado”, destaca.

A inclusão do HCN faz com que Goiás passe a contar com cinco unidades de alta complexidade em oncologia, cada uma com capacidade para realizar anualmente 3 mil consultas especializadas; 1,2 mil exames de ultrassonografia e de anatomia patológica; 600 endoscopias digestivas, colonoscopias e retossigmoidoscopias. Os outros quatro hospitais reconhecidos como unidades de alta complexidade em oncologia são o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, na capital; o Hospital Evangélico Goiano e a Santa Casa de Misericórdia, em Anápolis.

Continua após a publicidade

Outro centro especializado no tratamento de câncer em Goiás, o Hospital de Câncer Araújo Jorge, localizado em Goiânia, é classificado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacont). Em breve, o estado de Goiás também terá o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em fase de construção próxima ao Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Este grande centro de saúde contará com 148 leitos, centro cirúrgico, farmácia e diversos outros serviços.

Serviços à população

O HCN tem histórico de relevantes serviços prestados à população. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, realizou 136 cirurgias oncológicas e 327 altas de pacientes, mais de 700 sessões de quimioterapia e 2.535 consultas, com que há de melhor em tratamento contra o câncer. Seu centro de oncologia, referência no Sistema Único de Saúde (SUS), conta com 21 leitos de internação clínica e 15 leitos cirúrgicos, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe voltada para tratamento clínico e cirúrgico.

O coordenador de Oncologia da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Kleber Junior Rodrigues Monteiro, destaca que o HCN vem ampliando os atendimentos de forma sistemática. A equipe diretiva da unidade desenvolve um trabalho de orientação, esclarecimentos e demonstração de todos os serviços que são ofertados na unidade. Esse trabalho vem rendendo frutos. Conforme o coordenador, a unidade tem ampliado os atendimentos de forma substancial.

Além dos equipamentos de ponta, o HCN visa garantir recepção e atendimento humanizados para os pacientes e seus acompanhantes. O centro oncológico conta com espaço específico para os familiares, salão de beleza, oficinas de maquiagem e lenços. Com equipe multiprofissional, a unidade oferece tratamento individualizado, atendimento psicológico e serviço de assistência social, além do acompanhamento feito por oncologista.

Veja Também