Há um ano Covid-19 fazia primeira vítima no Brasil

Faz um ano do falecimento da primeira vítima do corona vírus no Brasil, nestes 365 dias vimos esta doença erradicar muitas famílias

Postado em: 12-03-2021 às 10h00
Por: Pedro Jordan
Imagem Ilustrando a Notícia: Há um ano Covid-19 fazia primeira vítima no Brasil
Faz um ano do falecimento da primeira vítima do corona vírus no Brasil, nestes 365 dias vimos esta doença erradicar muitas famílias

Pedro Jordan

No dia 12 de março de 2020 veio a óbito a paulista Rosana Aparecida Urbano, de 57 anos, primeira vítima fatal do Corona Vírus registrada em nosso país. 

A morte desta senhora a principio não entrou para a estatística, pois como ela não teve o diagnostico da doença feito, só por exames laboratoriais realizados no dia 30 de abril foi comprovado a que a causa foi de fato o Covid-19.

Continua após a publicidade

A filha dela, Thais Aparecida, acredita que o diagnóstico tardio contribuiu para que outros familiares também pegassem a doença na época, e também faleceram os pais da vítima.

Por coincidência, nesta data também faz um ano do registro dos primeiros infectado no estado de Goiás.

Atualmente

Após um ano, o balanço da transmissão e mortes alcança números preocupantes, pois somente nas últimas 24 horas, foram registradas 2.207 vítimas fatais, e a média móvel batendo recordes seguidos. Desde o inicio da pandemia, foram contabilizadas mais de 11 milhões de casos, e os óbitos passam o número de 273 mil.

No estado de Goiás, a média de média móvel de mortes preocupa, pois atualmente ela está em alta de 145%, isto segundo os dados do consorcio de veículos de comunicação formado pelos veículos G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, até ontem, dia 11, no estado foram registrados 426.722 casos de infecção pela doença, 9.355 óbitos e mais de 358 mil casos sob investigação, tendo 235 mil descartados. 

Vacinação

Cerca de 9 milhões de pessoas foram imunizadas no Brasil com a primeira dose, que tem seguido a estratégia de priorizar idosos acima de 75 anos, profissionais da saúde e pessoas de grupos de risco, como indígenas, acamados, dentre outros. A segunda dose foi aplicada em 3.3 milhões dos mesmos.

Segundo o levantamento da Secretaria estadual de saúde publicado ontem, receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19  274.737 pessoas. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 69.058 pessoas. 

Em relação ao recebimento e distribuição de vacinas, o Estado de Goiás já recebeu 584.280 doses, sendo 465.280 da CoronaVac e 119.000 da AstraZeneca.

 

Veja Também