Instituto goiano oferece bolsas de estudo para alunos de baixa renda

Os alunos terão acesso a curso de inglês, à Plataforma Descomplica e à Plataforma de Redação, além de inserção em programas de desenvolvimento pessoal e orientação profissional

Postado em: 14-06-2021 às 10h11
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Instituto goiano oferece bolsas de estudo para alunos de baixa renda
Os alunos terão acesso a curso de inglês, à Plataforma Descomplica e à Plataforma de Redação, além de inserção em programas de desenvolvimento pessoal e orientação profissional | Foto: Divulgação

O Instituto Ser Tão Grande abre, nesta segunda-feira (14/06), inscrições para bolsas de estudo para o ensino médio a alunos de baixa renda da rede pública em Goiás. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Organização não governamental (ONG) até o dia 1º de setembro. Os estudantes terão acesso à bolsa educacional multidisciplinar até o ingresso na universidade, além de inserção em programas de desenvolvimento pessoal e orientação profissional.

Podem participar do processo seletivo alunos que cursam o 9º ano em escolas públicas de Goiás (capital ou interior) e que tenham de 12 e 15 anos de idade, comprovadamente de baixa renda e apresentem alto desempenho escolar. Os selecionados poderão escolher se desejam concluir o ensino médio na escola pública ou se preferem ingressar no ensino privado por meio de uma das bolsas de estudo integrais disponíveis.

Caso faça a opção pela continuidade dos estudos na rede pública, o aluno terá acesso a curso de inglês, à Plataforma Descomplica, à Plataforma de Redação, além da mentoria, simulados e orientação de estudo. Aqueles que optarem pela bolsa em escola privada também vão contar com os mesmos benefícios.

Continua após a publicidade

O Instituto Ser Tão Grande busca proporcionar um ensino de qualidade e desenvolver potencialidades em jovens talentosos que estão se perdendo pelo caminho por falta de oportunidade.  “Sabe-se que 90% da nota do Enem é influenciada por fatores econômicos e culturais. Muitas oportunidades no Brasil e em Goiás nascem no berço, por pura seleção biológica aleatória. Nós queremos quebrar esse ciclo”, explica Ismael Cavalcante, um dos fundadores do instituto.

Processo seletivo

O processo seletivo tem cinco etapas. Serão levados em consideração critérios como desempenho acadêmico, socioeconômico e de habilidades socioemocionais que devem ser cumpridas em cada etapa específica. O estudante precisa cadastrar-se no site a partir de 14 de junho, passar por teste on-line, entrevista on-line, prova presencial e entrevista presencial, juntamente com a família.

Este será o terceiro processo seletivo realizado pelo Instituto Ser Tão Grande. Em 2019, quando o instituto realizou a primeira seleção, sete estudantes da rede pública de ensino foram aprovados em todas as etapas do processo e selecionados para ingressar no programa. Em 2020, 12 alunos ingressaram no programa.

“Esperamos que os jovens selecionados sejam muito bem-sucedidos em suas carreiras, quaisquer que sejam, e devolvam para a sociedade essa oportunidade. Queremos ter efeito multiplicador. A ideia é que um jovem Ser Tão Grande influencie a vida de dezenas de outras pessoas”, afirma Daniel Mortoni, também fundador do instituto.

Veja Também