UEG é recredenciada para oferecer cursos pelos próximos 10 anos

Conselho Estadual de Educação emitiu parecer favorável para Universidade oferecer cursos superiores na modalidade presencial e à distância até 31 de dezembro de 2033

Postado em: 12-03-2024 às 11h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: UEG é recredenciada para oferecer cursos pelos próximos 10 anos
A nota 4 atesta a qualidade do ensino oferecido e a seriedade do trabalho conduzido pela universidade | Foto: Divulgação/UEG

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) foi recredenciada com nota 4, em uma escala de 5, pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO) para oferecer cursos superiores na modalidade presencial e à distância até 31 de dezembro de 2033.

A nota 4 atesta a qualidade do ensino oferecido e a seriedade do trabalho conduzido pela universidade. O conceito coloca a UEG lado a lado com grandes universidades da região, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

A avaliação in loco, que verificou os aspectos físicos e pedagógicos da instituição, foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2023 por uma equipe do CEE-GO. O parecer da avaliação foi votado e aprovado no dia 1º de março e publicado na última quarta-feira (6). O recredenciamento institucional deveria ter sido realizado em 2021, mas os impactos da pandemia de covid-19 provocaram atraso no processo de recredenciamento. 

Continua após a publicidade

Entre os pontos que contribuíram para a aprovação do recredenciamento, estão: as políticas adotadas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UEG, voltadas ao desenvolvimento econômico e à responsabilidade social; a graduação de 37% dos professores da rede estadual de ensino; a promoção de ações para atender refugiados; e ainda por ter contribuído de forma direta dos resultados positivos de fluxo e rendimento escolar do Estado de Goiás, aferido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Alcance

Outro aspecto de destaque é a importância da Universidade para a interiorização da ciência em Goiás, já que nenhuma outra instituição de Ensino Superior do estado tem o alcance presencial da UEG. 

Além disso, a UEG tem a maior oferta de cursos de pós-graduação no interior do estado e a contribuição do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede na diplomação de centenas de estudantes nos cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento nas modalidades à distância e híbrida.

O presidente do CEE, Flávio Roberto de Castro, destacou a importância da UEG para o estado de Goiás. “Para nós, do Conselho Estadual de Educação, é um prazer ter uma instituição como a UEG, que dá visibilidade ao ensino superior no nosso estado. E desejamos que os trabalhos na UEG possam seguir da melhor forma possível e que vocês consigam alcançar os objetivos”, disse.

Veja Também