Cássia Fernandes lança livro de poesias

‘Almofariz do Tempo’ é lançado, nesta terça (31), na Casa de Cultura Altamiro de Moura Pacheco

Postado em: 31-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cássia Fernandes lança livro de poesias
‘Almofariz do Tempo’ é lançado, nesta terça (31), na Casa de Cultura Altamiro de Moura Pacheco

Elisama Ximenes

O livro Almofariz do Tempo, de Cássia Fernandes, reúne poesias que escreveu desde 2001 – apesar de também conter poesias anteriores. A escritora, no entanto, relaciona-se com o texto em versos há muito mais tempo. Hoje (31) é o lançamento de seu primeiro livro, exclusivamente de poesias, em Goiânia. A obra literária se apresenta como uma espécie de recipiente, em que se misturam elementos do cotidiano feminino e experiências com a passagem do tempo, próprias de uma época caracterizada por extrema fluidez e superficialidade nas relações.

Continua após a publicidade

Cássia Fernandes resgata elementos encontrados em narrativas de diferentes períodos da história. Em textos bíblicos, na mitologia, na literatura grega antiga e que, muitas vezes, estigmatizam a mulher, ora rotulando como bruxa, ora louca. “Esse estereótipo ainda permanece; é comum você escutar alguém dizer ‘nossa, mas aquela mulher é uma louca!’, ou ‘nossa, que bruxa”, exemplificou a autora. Para Cássia, suas poesias empoderam as mulheres, na medida em que desmitifica esses estereótipos. “Acabo travando um questionamento sobre a violência simbólica contra as mulheres”, declara.

Almofariz é um utensílio empregado na culinária para a mistura de temperos. Entendendo que a figura da mulher ainda está ligada à cozinha, a autora entende que “o nome do livro remete ao universo feminino”. O objeto, que dá titulo ao livro, é, também, uma metáfora ao que a autora chama de transfiguração pela poesia. “Em Almofariz do Tempo, emoções e experiências comuns e banais do cotidiano são transfiguradas pela poesia, ganham sentido e universalidade, aliviando a carga de dor presente nelas”, comenta.  

O conteúdo do livro também discute as relações humanas. O livro é composto por 51 poemas organizados em seis seções. Uma delas é O Amor nos Tempos de Cópula, uma referência ao romance O Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriel García Márquez, na qual a escritora se debruça sobre a extrema superficialidade das relações, centradas no sexo. Nessa poesia, a autora propõe mostrar que, embora enredadas na era das sensações, as pessoas mantêm nostalgia da era dos sentimentos. 

Durante a narrativa, a autora faz o caminho de volta às raízes rurais, na infância de criança interiorana, em Pontalina. Dessa maneira, alcança a universalidade da experiência humana por meio de suas vivências regionais. Cássia reforça que, apesar de não terem histórias próprias nas narrativas, as poesias não deixam de remeter às suas experiências pessoais. Almofariz do Tempo é o primeiro título do catálogo do Selo Pantheon da Nega Lilu Editora. Disponível em formato bolso/bolsa, o livro conta com tiragem de 1000 exemplares, em sua primeira edição.

SERVIÇO

Lançamento do livro ‘Almochariz do Tempo’, de Cássia Fernandes

Quando: Hoje (31 de maio)

Onde: Casa de Cultura Altamiro de Moura Pacheco, em Goiânia

Horário: 20h

Valor do livro: R$ 20

Entrada franca

 

Veja Também