Os bonecos invadem a cidade

Nos próximos cinco dias, o festival Sesi Bonecos do Mundo estará em Goiânia

Postado em: 01-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Os bonecos invadem a cidade
Nos próximos cinco dias, o festival Sesi Bonecos do Mundo estará em Goiânia

Júnior Bueno

É uma das cenas mais lindas da história do cinema. Em Os Incompreendidos, primeiro filme de François Truffaut, há um teatro de marionetes com uma plateia lotada de crianças, e o diretor utiliza os bonecos para mostrar as emoções que o espetáculo causa nas crianças. A história apresentada é a fábula de Chapeuzinho Vermelho, e é possível ouvir os gritos, ver as feições de angústia, alegria, susto, e risos que a peça de bonecos causa ao público infantil, sem a necessidade de seres humanos aparecerem em cima do palco. O filme de Truffault é de 1959, mas a arte de encantar crianças – e adultos – com representações inanimadas, como fantoches e marionetes, remontam à Idade Média. 

E nos próximos cinco dias, em Goiânia, este encanto estará disponível e acessível com a chegada do festival Sesi Bonecos do Mundo, que conta com a participação de companhias de oito países. A curadoria pretende resgatar, ao mesmo tempo, o que há de mais tradicional e o mais contemporâneo no teatro de bonecos. De acordo com Lina Rosa Vieira, curadora do festival, a proposta do Sesi Bonecos do Mundo é também quebrar estereótipos que gravitam em torno do teatro de bonecos. “O boneco não é só para criança, nem está segmentado apenas nas manifestações folclóricas. É uma expressão artística que tanto pode ter espetáculo com quatro toneladas de equipamentos quanto pode ser feito no próprio corpo do artista,” observa.

Continua após a publicidade

São companhias de países como Estados Unidos, Hungria, Espanha, Itália, Rússia, Japão, Peru e Brasil. Entre os brasileiros, estarão em cena companhias de Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Brasília, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Goiás. O projeto é patrocinado pelo Sesi, e tem acesso gratuito. Os espetáculos acontecerão em dois locais: no Teatro do Sesi (de hoje até sexta, 3 junho) e ao ar livre, na Praça Cívica, no sábado e no domingo. Para as apresentações no teatro, o público precisará retirar os ingressos na bilheteria, a partir das 12h, no mesmo dia da apresentação. Serão entregues dois ingressos por pessoa. 

O festival também traz uma exposição em homenagem ao Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, que foi elevado a Patrimônio Cultural do Brasil, no ano passado. Haverá ainda performances ao ar livre, cenografia interativa, mostra fotográfica, feirinha temática. Intercâmbio de linguagens com teatro, música, literatura, fotografia, artesanato, audiovisual, além do espetáculo Alice Live, do grupo Giramundo, com a banda Pato Fu, ao vivo, para fechar as apresentações do sábado. Como fomento artístico, haverá também oficinas para profissionais, ministradas por artistas renomados do Brasil e do exterior. A programação completa está disponível no site sesibonecos.com.br/2016. 

Veja Também